Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJOEIROS EM AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128083
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7455
    "inscrito_id" => 6476
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJOEIROS EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho consiste na apresentação de uma experiência investigativa para o estudo do processo de germinação de sementes de feijoeiros - Phaseolus vulgaris, ocorrida em aulas de Ciências para uma turma de sexto ano de uma Escola de Referência de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Pernambuco. A germinação de feijoeiros a partir de “caroços de feijão” tornou-se uma prática pedagógica relevante para a aprendizagem de assuntos relacionados ao desenvolvimento vegetal. O método que fundamenta esse tipo de prática tem, predominantemente, um caráter demonstrativo, caracterizado pela apresentação do processo de germinação do vegetal em terra úmida para que os estudantes possam confirmar conceitos que foram aprendidos em aulas anteriores. Embora a demonstração apresente aspectos vantajosos para as práticas pedagógicas (observação de conceitos teóricos na prática, demonstrações em turmas numerosas etc.), esse método possui limitações quando a intenção formativa refere-se ao desenvolvimento de habilidades próprias da construção do conhecimento científico. Por essa razão, a experiência realizada teve por objetivo embasar a prática de germinação de sementes em uma abordagem investigativa (Azevedo, 2013; Carvalho, 2013) a partir das seguintes etapas: Organização do material através de quatro recipientes com sementes em diferentes condições relacionadas à luminosidade do meio e umidade da terra; Descrição das condições iniciais das sementes; Aplicação da sequência didática: formação de pequenos grupos, apresentação dos problemas, construção das hipóteses, observações e registros dos fenômenos, elaboração dos resultados e sistematização do conhecimento. Essa abordagem proporcionou aos estudantes o desenvolvimento dos principais elementos de uma investigação: construção de hipóteses, observação orientada, identificação de variáveis, suposições e relações de causa e efeito. A ressignificação da prática de germinação de sementes de feijoeiros a partir de uma abordagem investigativa potencializou o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho científico, contribuindo, dessa forma, para o processo de Alfabetização Científica dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6476_TB7455_30102025225537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO CAMPOS COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabiocoutinhobio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128083
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7455
    "inscrito_id" => 6476
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA ATIVIDADES PRÁTICAS DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE FEIJOEIROS EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O trabalho consiste na apresentação de uma experiência investigativa para o estudo do processo de germinação de sementes de feijoeiros - Phaseolus vulgaris, ocorrida em aulas de Ciências para uma turma de sexto ano de uma Escola de Referência de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Pernambuco. A germinação de feijoeiros a partir de “caroços de feijão” tornou-se uma prática pedagógica relevante para a aprendizagem de assuntos relacionados ao desenvolvimento vegetal. O método que fundamenta esse tipo de prática tem, predominantemente, um caráter demonstrativo, caracterizado pela apresentação do processo de germinação do vegetal em terra úmida para que os estudantes possam confirmar conceitos que foram aprendidos em aulas anteriores. Embora a demonstração apresente aspectos vantajosos para as práticas pedagógicas (observação de conceitos teóricos na prática, demonstrações em turmas numerosas etc.), esse método possui limitações quando a intenção formativa refere-se ao desenvolvimento de habilidades próprias da construção do conhecimento científico. Por essa razão, a experiência realizada teve por objetivo embasar a prática de germinação de sementes em uma abordagem investigativa (Azevedo, 2013; Carvalho, 2013) a partir das seguintes etapas: Organização do material através de quatro recipientes com sementes em diferentes condições relacionadas à luminosidade do meio e umidade da terra; Descrição das condições iniciais das sementes; Aplicação da sequência didática: formação de pequenos grupos, apresentação dos problemas, construção das hipóteses, observações e registros dos fenômenos, elaboração dos resultados e sistematização do conhecimento. Essa abordagem proporcionou aos estudantes o desenvolvimento dos principais elementos de uma investigação: construção de hipóteses, observação orientada, identificação de variáveis, suposições e relações de causa e efeito. A ressignificação da prática de germinação de sementes de feijoeiros a partir de uma abordagem investigativa potencializou o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho científico, contribuindo, dessa forma, para o processo de Alfabetização Científica dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6476_TB7455_30102025225537.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO CAMPOS COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabiocoutinhobio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho consiste na apresentação de uma experiência investigativa para o estudo do processo de germinação de sementes de feijoeiros - Phaseolus vulgaris, ocorrida em aulas de Ciências para uma turma de sexto ano de uma Escola de Referência de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Pernambuco. A germinação de feijoeiros a partir de “caroços de feijão” tornou-se uma prática pedagógica relevante para a aprendizagem de assuntos relacionados ao desenvolvimento vegetal. O método que fundamenta esse tipo de prática tem, predominantemente, um caráter demonstrativo, caracterizado pela apresentação do processo de germinação do vegetal em terra úmida para que os estudantes possam confirmar conceitos que foram aprendidos em aulas anteriores. Embora a demonstração apresente aspectos vantajosos para as práticas pedagógicas (observação de conceitos teóricos na prática, demonstrações em turmas numerosas etc.), esse método possui limitações quando a intenção formativa refere-se ao desenvolvimento de habilidades próprias da construção do conhecimento científico. Por essa razão, a experiência realizada teve por objetivo embasar a prática de germinação de sementes em uma abordagem investigativa (Azevedo, 2013; Carvalho, 2013) a partir das seguintes etapas: Organização do material através de quatro recipientes com sementes em diferentes condições relacionadas à luminosidade do meio e umidade da terra; Descrição das condições iniciais das sementes; Aplicação da sequência didática: formação de pequenos grupos, apresentação dos problemas, construção das hipóteses, observações e registros dos fenômenos, elaboração dos resultados e sistematização do conhecimento. Essa abordagem proporcionou aos estudantes o desenvolvimento dos principais elementos de uma investigação: construção de hipóteses, observação orientada, identificação de variáveis, suposições e relações de causa e efeito. A ressignificação da prática de germinação de sementes de feijoeiros a partir de uma abordagem investigativa potencializou o desenvolvimento de habilidades referentes ao trabalho científico, contribuindo, dessa forma, para o processo de Alfabetização Científica dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.