LUDICIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS NA OFICINA DE PRÁTICA BRINCANTE COM ALUNOS DO IFRO/UAB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128096 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7508 "inscrito_id" => 12974 "titulo" => "LUDICIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS NA OFICINA DE PRÁTICA BRINCANTE COM ALUNOS DO IFRO/UAB" "resumo" => "A Oficina de Prática Brincante, caracteriza uma síntese sobre a relevância do brincar no desenvolvimento integral da criança e a importância fundamental do lúdico nos contextos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho proposto buscou ir além da simples recreação, visando promover a reflexão crítica sobre o brincar enquanto ferramenta pedagógica potente, conectando memórias pessoais dos participantes a suas futuras práticas docentes e apresentando estratégias concretas para a criação de ambientes de aprendizagem significativos e criativos. A oficina foi realizada para promover a reflexão sobre as experiências educacionais significativas dos alunos de pedagogia, estudantes que são futuros professores, e está associada ao IFRO/UAB. A metodologia empregada incluiu atividades práticas e vivenciais como o Brincar com Lego® e a Dinâmica: Objeto didático - Memória Afetiva. O referencial teórico-metodológico que fundamenta as abordagens exploradas na oficina abrange autores clássicos e contemporâneos, como Lev Vygotsky, com sua perspectiva sobre a aprendizagem social e o papel da interação; Jean Piaget, abordando a construção do conhecimento através da ação e experimentação lúdica; Tizuko Kishimoto, que compreende o brincar como linguagem expressiva da criança; e Henri Wallon, destacando a dimensão afetiva no processo educativo e na formação. Os principais resultados visados e proporcionados pela vivência incluem o estímulo a habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais, a promoção de um espaço para reflexão profunda sobre a trajetória escolar e a identidade profissional docente, bem como o desenvolvimento de competências cruciais para o professor, como a mediação intencional do brincar, a criatividade na adaptação de recursos, o trabalho colaborativo e a capacidade de reflexão sobre a própria prática educativa. A oficina reforçou a ideia de que o lúdico, quando utilizado com intencionalidade pedagógica, constitui um meio poderoso para a construção de saberes complexos e relevantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12974_TB7508_30102025171408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DOS SANTOS JUNIO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samuel.santos@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128096 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7508 "inscrito_id" => 12974 "titulo" => "LUDICIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS NA OFICINA DE PRÁTICA BRINCANTE COM ALUNOS DO IFRO/UAB" "resumo" => "A Oficina de Prática Brincante, caracteriza uma síntese sobre a relevância do brincar no desenvolvimento integral da criança e a importância fundamental do lúdico nos contextos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho proposto buscou ir além da simples recreação, visando promover a reflexão crítica sobre o brincar enquanto ferramenta pedagógica potente, conectando memórias pessoais dos participantes a suas futuras práticas docentes e apresentando estratégias concretas para a criação de ambientes de aprendizagem significativos e criativos. A oficina foi realizada para promover a reflexão sobre as experiências educacionais significativas dos alunos de pedagogia, estudantes que são futuros professores, e está associada ao IFRO/UAB. A metodologia empregada incluiu atividades práticas e vivenciais como o Brincar com Lego® e a Dinâmica: Objeto didático - Memória Afetiva. O referencial teórico-metodológico que fundamenta as abordagens exploradas na oficina abrange autores clássicos e contemporâneos, como Lev Vygotsky, com sua perspectiva sobre a aprendizagem social e o papel da interação; Jean Piaget, abordando a construção do conhecimento através da ação e experimentação lúdica; Tizuko Kishimoto, que compreende o brincar como linguagem expressiva da criança; e Henri Wallon, destacando a dimensão afetiva no processo educativo e na formação. Os principais resultados visados e proporcionados pela vivência incluem o estímulo a habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais, a promoção de um espaço para reflexão profunda sobre a trajetória escolar e a identidade profissional docente, bem como o desenvolvimento de competências cruciais para o professor, como a mediação intencional do brincar, a criatividade na adaptação de recursos, o trabalho colaborativo e a capacidade de reflexão sobre a própria prática educativa. A oficina reforçou a ideia de que o lúdico, quando utilizado com intencionalidade pedagógica, constitui um meio poderoso para a construção de saberes complexos e relevantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12974_TB7508_30102025171408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DOS SANTOS JUNIO" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "samuel.santos@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }