Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS NA OFICINA DE PRÁTICA BRINCANTE COM ALUNOS DO IFRO/UAB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Oficina de Prática Brincante, caracteriza uma síntese sobre a relevância do brincar no desenvolvimento integral da criança e a importância fundamental do lúdico nos contextos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho proposto buscou ir além da simples recreação, visando promover a reflexão crítica sobre o brincar enquanto ferramenta pedagógica potente, conectando memórias pessoais dos participantes a suas futuras práticas docentes e apresentando estratégias concretas para a criação de ambientes de aprendizagem significativos e criativos. A oficina foi realizada para promover a reflexão sobre as experiências educacionais significativas dos alunos de pedagogia, estudantes que são futuros professores, e está associada ao IFRO/UAB. A metodologia empregada incluiu atividades práticas e vivenciais como o Brincar com Lego® e a Dinâmica: Objeto didático - Memória Afetiva. O referencial teórico-metodológico que fundamenta as abordagens exploradas na oficina abrange autores clássicos e contemporâneos, como Lev Vygotsky, com sua perspectiva sobre a aprendizagem social e o papel da interação; Jean Piaget, abordando a construção do conhecimento através da ação e experimentação lúdica; Tizuko Kishimoto, que compreende o brincar como linguagem expressiva da criança; e Henri Wallon, destacando a dimensão afetiva no processo educativo e na formação. Os principais resultados visados e proporcionados pela vivência incluem o estímulo a habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais, a promoção de um espaço para reflexão profunda sobre a trajetória escolar e a identidade profissional docente, bem como o desenvolvimento de competências cruciais para o professor, como a mediação intencional do brincar, a criatividade na adaptação de recursos, o trabalho colaborativo e a capacidade de reflexão sobre a própria prática educativa. A oficina reforçou a ideia de que o lúdico, quando utilizado com intencionalidade pedagógica, constitui um meio poderoso para a construção de saberes complexos e relevantes.

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