O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128101 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7519 "inscrito_id" => 11346 "titulo" => "O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA." "resumo" => "O ensino de alunos com Transtornos de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais ainda é um desafio significativo para os docentes. O conhecimento atualizado dos professores sobre as características, diferenciações e estratégias de manejo desses quadros é crucial para uma prática pedagógica eficaz e inclusiva. Contudo, a falta de conhecimento atualizado dos professores sobre TA e DA dificulta a identificação precisa das necessidades dos alunos e a escolha de metodologias apropriadas. essa pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão da literatura, analisando produções que abordam o tema, com foco em estudos publicados de 2023 a 2025, e, especificamente, abordar a formação e o preparo docente para a identificação e intervenção pedagógica junto desses alunos. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, cuja estrutura e processo foram informados pelo referencial metodológico de John W. Creswell. As buscas por literatura relevante foram realizadas nas bases de dados Google Acadêmico e Periódico Capes. A revisão da literatura seguiu três passos, inicialmente foram feito um levantamento inicial de 15 títulos relacionados ao tema, o segundo uma análise dos resumos para triagem por relevância, selecionando-se 9 trabalhos e o último, uma leitura na íntegra dos 9 artigos selecionados para análise detalhada. Os resultados evidenciaram que 3 artigos tratam de TA, 4 de dificuldade de aprendizagem e apenas dois englobam as duas temática. Há uma lacuna significativa na formação docente para identificar e intervir em casos de transtornos como dislexia, TDAH e discalculia assim como as dificuldades de aprendizagem. As faltas de estratégias pedagógicas inclusivas são frequentemente discutidas, mas sua aplicação prática ainda é limitada, a maioria dos estudos analisados destacando-se a necessidade de uma formação continuada para professores da educação básica. Conclui-se que, embora existam avanços na discussão teórica, ainda persistem desafios nesta tradução do conhecimento acadêmico para trazer a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11346_TB7519_30102025172543.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO ORLANDO SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandroorlando91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128101 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7519 "inscrito_id" => 11346 "titulo" => "O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA." "resumo" => "O ensino de alunos com Transtornos de Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem nos anos iniciais ainda é um desafio significativo para os docentes. O conhecimento atualizado dos professores sobre as características, diferenciações e estratégias de manejo desses quadros é crucial para uma prática pedagógica eficaz e inclusiva. Contudo, a falta de conhecimento atualizado dos professores sobre TA e DA dificulta a identificação precisa das necessidades dos alunos e a escolha de metodologias apropriadas. essa pesquisa tem como objetivo geral realizar uma revisão da literatura, analisando produções que abordam o tema, com foco em estudos publicados de 2023 a 2025, e, especificamente, abordar a formação e o preparo docente para a identificação e intervenção pedagógica junto desses alunos. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica, cuja estrutura e processo foram informados pelo referencial metodológico de John W. Creswell. As buscas por literatura relevante foram realizadas nas bases de dados Google Acadêmico e Periódico Capes. A revisão da literatura seguiu três passos, inicialmente foram feito um levantamento inicial de 15 títulos relacionados ao tema, o segundo uma análise dos resumos para triagem por relevância, selecionando-se 9 trabalhos e o último, uma leitura na íntegra dos 9 artigos selecionados para análise detalhada. Os resultados evidenciaram que 3 artigos tratam de TA, 4 de dificuldade de aprendizagem e apenas dois englobam as duas temática. Há uma lacuna significativa na formação docente para identificar e intervir em casos de transtornos como dislexia, TDAH e discalculia assim como as dificuldades de aprendizagem. As faltas de estratégias pedagógicas inclusivas são frequentemente discutidas, mas sua aplicação prática ainda é limitada, a maioria dos estudos analisados destacando-se a necessidade de uma formação continuada para professores da educação básica. Conclui-se que, embora existam avanços na discussão teórica, ainda persistem desafios nesta tradução do conhecimento acadêmico para trazer a prática docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11346_TB7519_30102025172543.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO ORLANDO SOUZA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "leandroorlando91@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }