Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS DIDÁTICOS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA SOB A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Zoologia dos grupos de Cordados basais, como os Urochordata, Cephalochordata e Agnatha, frequentemente enfrenta desafios devido à sua complexidade morfológica e evolutiva, somada a dificuldade em acessar espécimes para estudo. Este trabalho relata a experiência vivenciada por licenciandas do curso de Ciências Biológicas, acerca da construção de modelos didáticos sustentáveis, desenvolvidos na disciplina de Práticas Pedagógicas Componente Curricular, reutilizando materiais que seriam descartados como rolos de papel higiênico, garrafas pet caixas de sapato, e de baixo custo: cartolinas, cola, tesoura e outros. A atividade dialogou com princípios de aprendizagem ativa e avaliação formativa, demonstrando potencial para concretizar conceitos abstratos desses grupos. Associada à avaliação formativa, a construção dos modelos envolveu feedback contínuo do professor à turma, permitindo ajustes durante o processo e consolidando a compreensão dos temas. Como licenciandas, observamos que a prática contribuiu em nosso desempenho acadêmico além de fornecer ferramentas criativas e de baixo custo para nossa futura prática docente. A metodologia baseia-se em um relato de experiência, complementado por revisão bibliográfica sobre modelos didáticos e avaliação formativa. Os resultados destacam que a estratégia, além de aliar sustentabilidade e criatividade, mostrou-se promissora como ferramenta didática para o ensino de Ciências e Biologia, especialmente na formação de professores. Recomenda-se a aplicação em contextos de Educação Básica para validar sua eficiência em diferentes níveis de ensino.

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