JOGO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO IFAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128116 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7560 "inscrito_id" => 16481 "titulo" => "JOGO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO IFAL" "resumo" => "O ensino de química enfrenta desafios relacionados à assimilação de conceitos científicos por parte dos discentes, devido a carência de recursos didáticos e a sobrecarga de conteúdos teóricos sem contextualização. Diante desta realidade, torna-se indispensável a busca por metodologias educacionais que visem mais engajamento, uma maior fixação do conteúdo e interação dos discentes e a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e motivador. O uso de estratégias lúdicas como jogos didáticos têm ganhado destaque por integrar diferentes abordagens educacionais tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativo e eficaz. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade lúdica através da criação de um jogo de tabuleiro. O jogo foi organizado de modo que pudesse ser usado de forma independente da matéria ou conteúdo, tornando-se uma dinâmica interdisciplinar. O tabuleiro foi confeccionado de tecido Oxford com tamanho 4x3 metros e os dois dados foram montados com papelão e EVA. As perguntas foram organizadas em slides interativos e com cores de acordo com a dificuldade da pergunta. Durante a prática os discentes foram distribuídos em quatro grupos, onde a divisão foi determinada por meio do sorteio das cores dos respectivos grupos. A avaliação da metodologia se deu através da correção das provas e coleta dos dados das opiniões dos alunos sobre o jogo, que foi realizada por meio de formulário eletrônico. No dia da aplicação do jogo, os alunos participaram ativamente das atividades, demonstrando envolvimento e cooperação entre os integrantes dos grupos. Os resultados acerca da boa experiência com o jogo foram satisfatórios, 94,4% dos discentes, classificaram o jogo como bom e afirmaram que a dinâmica proporcionou uma visão mais prática e cotidiana sobre o assunto. Por fim, pode-se afirmar que a metodologia facilitou a assimilação dos conceitos e melhorou os resultados acadêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16481_TB7560_30102025194226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "meao2@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128116 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7560 "inscrito_id" => 16481 "titulo" => "JOGO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO IFAL" "resumo" => "O ensino de química enfrenta desafios relacionados à assimilação de conceitos científicos por parte dos discentes, devido a carência de recursos didáticos e a sobrecarga de conteúdos teóricos sem contextualização. Diante desta realidade, torna-se indispensável a busca por metodologias educacionais que visem mais engajamento, uma maior fixação do conteúdo e interação dos discentes e a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e motivador. O uso de estratégias lúdicas como jogos didáticos têm ganhado destaque por integrar diferentes abordagens educacionais tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativo e eficaz. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma atividade lúdica através da criação de um jogo de tabuleiro. O jogo foi organizado de modo que pudesse ser usado de forma independente da matéria ou conteúdo, tornando-se uma dinâmica interdisciplinar. O tabuleiro foi confeccionado de tecido Oxford com tamanho 4x3 metros e os dois dados foram montados com papelão e EVA. As perguntas foram organizadas em slides interativos e com cores de acordo com a dificuldade da pergunta. Durante a prática os discentes foram distribuídos em quatro grupos, onde a divisão foi determinada por meio do sorteio das cores dos respectivos grupos. A avaliação da metodologia se deu através da correção das provas e coleta dos dados das opiniões dos alunos sobre o jogo, que foi realizada por meio de formulário eletrônico. No dia da aplicação do jogo, os alunos participaram ativamente das atividades, demonstrando envolvimento e cooperação entre os integrantes dos grupos. Os resultados acerca da boa experiência com o jogo foram satisfatórios, 94,4% dos discentes, classificaram o jogo como bom e afirmaram que a dinâmica proporcionou uma visão mais prática e cotidiana sobre o assunto. Por fim, pode-se afirmar que a metodologia facilitou a assimilação dos conceitos e melhorou os resultados acadêmicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16481_TB7560_30102025194226.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "meao2@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }