Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE QUÍMICA DO IFAL – CAMPUS MACEIÓ

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128129
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7606
    "inscrito_id" => 13988
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE QUÍMICA DO IFAL – CAMPUS MACEIÓ"
    "resumo" => "Segundo dados disponibilizados no portal da CAPES atualmente há cerca de 80 mil bolsas de PIBID destinadas à diversas isntituições. Diante desses números, fica evidente o impacto que o programa possui nos cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior (IES) e, também, nas escolas participantes. Diante desses dados previstos na literatura, buscamos conhecer o perfil dos alunos que integram o quadro do PIBID, núcleo de Química do Insituto Federal de Alagoas – Campus Maceió e entender como o PIBID está influenciando na sua formação como futuro professor de química. Da abordagem qualitativa, recolhemos dados com os alunos através de uma pesquisa online pela plataforma Google Forms. Os resultados indicam que o programa vem contribuindo significativamente para a aprendizagem da docência dos discentes, eles retrataram diferentes formas de abordagem pedagógicas ao qual são influênciados a praticar, p.e. formações pedagógicas que contribuem no processo formativo, imersão em sala de aula, desenvolvimento de atividades para alunos da educação básica e a interação com eles. Portanto, é notável que o PIBID vem contribuindo significativamente na formação inicial dos alunos do curso de Química, IFAL – Campus Maceió, visto que eles têm a oportunidade de presenciar essa vivência desde o início da sua formação, conhecendo os pontos positivos e negativos da profissão. Além disso, o PIBID proporciona aos alunos a relação ensino, pesquisa e extensão que é de suma importância no seu processo formativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13988_TB7606_30102025180103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128129
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7606
    "inscrito_id" => 13988
    "titulo" => "INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE QUÍMICA DO IFAL – CAMPUS MACEIÓ"
    "resumo" => "Segundo dados disponibilizados no portal da CAPES atualmente há cerca de 80 mil bolsas de PIBID destinadas à diversas isntituições. Diante desses números, fica evidente o impacto que o programa possui nos cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior (IES) e, também, nas escolas participantes. Diante desses dados previstos na literatura, buscamos conhecer o perfil dos alunos que integram o quadro do PIBID, núcleo de Química do Insituto Federal de Alagoas – Campus Maceió e entender como o PIBID está influenciando na sua formação como futuro professor de química. Da abordagem qualitativa, recolhemos dados com os alunos através de uma pesquisa online pela plataforma Google Forms. Os resultados indicam que o programa vem contribuindo significativamente para a aprendizagem da docência dos discentes, eles retrataram diferentes formas de abordagem pedagógicas ao qual são influênciados a praticar, p.e. formações pedagógicas que contribuem no processo formativo, imersão em sala de aula, desenvolvimento de atividades para alunos da educação básica e a interação com eles. Portanto, é notável que o PIBID vem contribuindo significativamente na formação inicial dos alunos do curso de Química, IFAL – Campus Maceió, visto que eles têm a oportunidade de presenciar essa vivência desde o início da sua formação, conhecendo os pontos positivos e negativos da profissão. Além disso, o PIBID proporciona aos alunos a relação ensino, pesquisa e extensão que é de suma importância no seu processo formativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13988_TB7606_30102025180103.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardo.santos@ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Segundo dados disponibilizados no portal da CAPES atualmente há cerca de 80 mil bolsas de PIBID destinadas à diversas isntituições. Diante desses números, fica evidente o impacto que o programa possui nos cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior (IES) e, também, nas escolas participantes. Diante desses dados previstos na literatura, buscamos conhecer o perfil dos alunos que integram o quadro do PIBID, núcleo de Química do Insituto Federal de Alagoas – Campus Maceió e entender como o PIBID está influenciando na sua formação como futuro professor de química. Da abordagem qualitativa, recolhemos dados com os alunos através de uma pesquisa online pela plataforma Google Forms. Os resultados indicam que o programa vem contribuindo significativamente para a aprendizagem da docência dos discentes, eles retrataram diferentes formas de abordagem pedagógicas ao qual são influênciados a praticar, p.e. formações pedagógicas que contribuem no processo formativo, imersão em sala de aula, desenvolvimento de atividades para alunos da educação básica e a interação com eles. Portanto, é notável que o PIBID vem contribuindo significativamente na formação inicial dos alunos do curso de Química, IFAL – Campus Maceió, visto que eles têm a oportunidade de presenciar essa vivência desde o início da sua formação, conhecendo os pontos positivos e negativos da profissão. Além disso, o PIBID proporciona aos alunos a relação ensino, pesquisa e extensão que é de suma importância no seu processo formativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.