Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO “CEJART” EM EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E ARTE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128136
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7629
    "inscrito_id" => 1887
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO “CEJART” EM EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E ARTE."
    "resumo" => "O trabalho apresentado é resultado do Projeto Institucional da 1ª Mostra CEJArt, desenvolvido no Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire, vinculado à SEDUC-AL. O evento foi realizado com a turma do Ensino Médio EJA Modular, especificamente do Módulo Ciências da Natureza. A Educação Integral do aluno tem sido um pilar fundamental para o avanço pedagógico, transcendendo os conteúdos programáticos tradicionais e abrangendo dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Nesse contexto, propor projetos que oportunizem momentos favoráveis ao desenvolvimento integral dos alunos é essencial para fomentar uma educação mais completa e significativa na modalidade EJA. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos da proposta interdisciplinar foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de descobrir e evidenciar as aptidões artísticas dos estudantes, explorando possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e minimizando o impacto ambiental. Os principais resultados do trabalho incluíram a identificação e registro da pluralidade, criatividade e diversidade dos talentos dos alunos, divididos em duas vertentes: I. Confecção e venda de objetos feitos a partir de jornais (cestos, lustres e abajur), abordando a sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis. II. Organização de bancas de vendas dos produtos confeccionados, explorando a importância do artesanato para o empreendedorismo local. Por fim, o trabalho demonstrou a amplitude da Educação Integral dos alunos, que trouxeram seus conhecimentos, atitudes e valores prévios para resolver a problemática abordada. Além disso, fomentou possibilidades de inserção no mercado de trabalho local, destacando o artesanato sustentável como fonte de renda e potencial mudança de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1887_TB7629_30102025215734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO ANTONIO DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO GONÇALVES"
    "autor_email" => "profbrenogoncalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128136
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7629
    "inscrito_id" => 1887
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO “CEJART” EM EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE E ARTE."
    "resumo" => "O trabalho apresentado é resultado do Projeto Institucional da 1ª Mostra CEJArt, desenvolvido no Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire, vinculado à SEDUC-AL. O evento foi realizado com a turma do Ensino Médio EJA Modular, especificamente do Módulo Ciências da Natureza. A Educação Integral do aluno tem sido um pilar fundamental para o avanço pedagógico, transcendendo os conteúdos programáticos tradicionais e abrangendo dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Nesse contexto, propor projetos que oportunizem momentos favoráveis ao desenvolvimento integral dos alunos é essencial para fomentar uma educação mais completa e significativa na modalidade EJA. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos da proposta interdisciplinar foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de descobrir e evidenciar as aptidões artísticas dos estudantes, explorando possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e minimizando o impacto ambiental. Os principais resultados do trabalho incluíram a identificação e registro da pluralidade, criatividade e diversidade dos talentos dos alunos, divididos em duas vertentes: I. Confecção e venda de objetos feitos a partir de jornais (cestos, lustres e abajur), abordando a sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis. II. Organização de bancas de vendas dos produtos confeccionados, explorando a importância do artesanato para o empreendedorismo local. Por fim, o trabalho demonstrou a amplitude da Educação Integral dos alunos, que trouxeram seus conhecimentos, atitudes e valores prévios para resolver a problemática abordada. Além disso, fomentou possibilidades de inserção no mercado de trabalho local, destacando o artesanato sustentável como fonte de renda e potencial mudança de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1887_TB7629_30102025215734.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENO ANTONIO DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "BRENO GONÇALVES"
    "autor_email" => "profbrenogoncalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresentado é resultado do Projeto Institucional da 1ª Mostra CEJArt, desenvolvido no Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire, vinculado à SEDUC-AL. O evento foi realizado com a turma do Ensino Médio EJA Modular, especificamente do Módulo Ciências da Natureza. A Educação Integral do aluno tem sido um pilar fundamental para o avanço pedagógico, transcendendo os conteúdos programáticos tradicionais e abrangendo dimensões intelectuais, físicas, emocionais, sociais e culturais. Nesse contexto, propor projetos que oportunizem momentos favoráveis ao desenvolvimento integral dos alunos é essencial para fomentar uma educação mais completa e significativa na modalidade EJA. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos da proposta interdisciplinar foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de descobrir e evidenciar as aptidões artísticas dos estudantes, explorando possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e minimizando o impacto ambiental. Os principais resultados do trabalho incluíram a identificação e registro da pluralidade, criatividade e diversidade dos talentos dos alunos, divididos em duas vertentes: I. Confecção e venda de objetos feitos a partir de jornais (cestos, lustres e abajur), abordando a sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis. II. Organização de bancas de vendas dos produtos confeccionados, explorando a importância do artesanato para o empreendedorismo local. Por fim, o trabalho demonstrou a amplitude da Educação Integral dos alunos, que trouxeram seus conhecimentos, atitudes e valores prévios para resolver a problemática abordada. Além disso, fomentou possibilidades de inserção no mercado de trabalho local, destacando o artesanato sustentável como fonte de renda e potencial mudança de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.