Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ADOÇÃO DE FERRAMENTAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA VISÃO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho explora a intersecção entre a Inteligência Artificial (IA) e o ensino decolonial da língua portuguesa (LP), visando promover uma abordagem educacional que valorize as culturas e saberes locais. A pesquisa destaca como ferramenta de IA o ChatGPT, que pode auxiliar o professor a buscar textos alternativos a fim de desenvolver conteúdos que respeitem e integrem a diversidade cultural de seus falantes. Essa perspectiva suscitou a seguinte questão-problema: de que forma o uso da IA pode contribuir para a promoção do ensino decolonial de LP? A hipótese levantada foi a de que a IA pode potencializar a personalização do ensino, permitindo que estudantes se conectem com suas identidades culturais enquanto aprendem a língua, além de incentivá-los a refletirem criticamente sobre identidades, histórias e culturas marginalizadas ao questionarem narrativas coloniais predominantes. Assim, como objetivos específicos, pretendeu-se apresentar o ChatGPT como possibilidade pedagógica para o trabalho decolonial com a LP e selecionar sequências didáticas que apresentem práticas decoloniais no ensino de LP. A partir desse levantamento no ChatGPT, foram identificadas práticas que favorecem experiências de aprendizagem mais críticas e alinhadas aos preceitos da decolonialidade. Dessa forma, alcançou-se o objetivo geral: investigar como o uso da IA pode promover práticas decoloniais no ensino de LP, buscando compreender como essas tecnologias podem ampliar a representatividade cultural, valorizar conhecimentos locais, possibilitando o desenvolvimento de abordagens críticas e inclusivas na descentralização de perspectivas eurocêntricas predominantes. Na abordagem da IA, embasou-se em Silva (2022) e Gouveia (2021), quanto à decolonialidade, autores como Hooks (2019), Moraes (2020) e Hartmann (2021) foram fundamentais. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Conclui-se que a implementação de estratégias de IA no ensino de LP, quando alinhadas a uma perspectiva decolonial, não só enriquece o aprendizado, mas também contribui para a construção de uma educação mais inclusiva.

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