CINEMA E BIOLOGIA: USO DO FILME PROCURANDO NEMO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7641 "inscrito_id" => 15214 "titulo" => "CINEMA E BIOLOGIA: USO DO FILME PROCURANDO NEMO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A utilização de filmes no ensino torna as aulas mais dinâmicas e atrativas, aproximando os alunos dos conteúdos abordados. Embora o uso de recursos cinematográficos como ferramenta pedagógica não seja uma proposta inédita, ainda pode gerar certa estranheza quando sugerida por alunos ou professores. No entanto, inovar nas metodologias de ensino é essencial para ampliar os conhecimentos e estimular a interação professor-aluno. Além disso, essa abordagem pode suprir déficits decorrentes de estratégias metodologicas totalmente tradicionais de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, o trabalho propõe a utilização do filme “Procurando Nemo” como ferramenta didático pedagógica para o ensino de Biologia. Através da aventura de Marlin, Nemo e Dory, os principais personagens do filme, é possível explorar conteúdos para a aprendizagem de conceitos relacionados à Ecologia, Comportamento animal, Anatomia e Fisiologia dos organismos e da Biodiversidade marinha. A proposta foi dividida em quatro fases: 1) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas; 2) Aplicação de aulas teóricas abordando os conteúdos relacionados aos temas; 3) Exibição do filme Procurando Nemo como recurso didático; e 4) Avaliação da aprendizagem, podendo ser realizada por meio de atividades como resenha, mapa conceitual ou apresentação de trabalhos. Ao final da proposta, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades como aprimoramento da escrita, comunicação, socialização em sala de aula e aprofundamento dos conhecimentos científicos relacionados aos temas explorados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15214_TB7641_30102025223637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PEDRO DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128141 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7641 "inscrito_id" => 15214 "titulo" => "CINEMA E BIOLOGIA: USO DO FILME PROCURANDO NEMO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "A utilização de filmes no ensino torna as aulas mais dinâmicas e atrativas, aproximando os alunos dos conteúdos abordados. Embora o uso de recursos cinematográficos como ferramenta pedagógica não seja uma proposta inédita, ainda pode gerar certa estranheza quando sugerida por alunos ou professores. No entanto, inovar nas metodologias de ensino é essencial para ampliar os conhecimentos e estimular a interação professor-aluno. Além disso, essa abordagem pode suprir déficits decorrentes de estratégias metodologicas totalmente tradicionais de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, o trabalho propõe a utilização do filme “Procurando Nemo” como ferramenta didático pedagógica para o ensino de Biologia. Através da aventura de Marlin, Nemo e Dory, os principais personagens do filme, é possível explorar conteúdos para a aprendizagem de conceitos relacionados à Ecologia, Comportamento animal, Anatomia e Fisiologia dos organismos e da Biodiversidade marinha. A proposta foi dividida em quatro fases: 1) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas; 2) Aplicação de aulas teóricas abordando os conteúdos relacionados aos temas; 3) Exibição do filme Procurando Nemo como recurso didático; e 4) Avaliação da aprendizagem, podendo ser realizada por meio de atividades como resenha, mapa conceitual ou apresentação de trabalhos. Ao final da proposta, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades como aprimoramento da escrita, comunicação, socialização em sala de aula e aprofundamento dos conhecimentos científicos relacionados aos temas explorados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15214_TB7641_30102025223637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PEDRO DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }