Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO 'CAROLINAS' DA ESEBA: IDENTIDADE COLETIVA, ESCUTA SENSÍVEL E REPRESENTATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto “Carolinas” da ESEBA, desenvolvido com uma turma do primeiro período da Educação Infantil no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia. A proposta surgiu a partir do contato das crianças com a trajetória de Carolina Maria de Jesus, escritora negra brasileira, cujo percurso de vida e resistência despertou grande interesse no grupo. A pesquisa se fundamenta na Psicologia Histórico-Cultural, com base nas teorias de Vigotski, Foucault e Lélia Gonzalez, destacando a importância das influências sociais e culturais no desenvolvimento da identidade e na formação de uma consciência crítica. Inspiradas pela trajetória de Carolina Maria de Jesus, que teve sua história divulgada ao mundo por meio do encontro com o jornalista Audálio Dantas, as crianças foram convidadas a assumirem o papel de jornalistas e realizarem entrevistas com mulheres que atuam no cotidiano escolar. A seleção das entrevistadas foi construída coletivamente, a partir de observações e diálogos que valorizam os espaços significativos para as crianças e as profissionais que ali atuavam. As histórias compartilhadas evidenciaram trajetórias de superação, trabalho e dedicação, estabelecendo vínculos simbólicos com a vida da escritora. O projeto culminou em uma exposição fotográfica aberta à comunidade escolar, promovendo reflexões sobre representatividade, protagonismo feminino e valorização das narrativas. A experiência evidenciou a importância de práticas pedagógicas que articulam escuta sensível, construção da identidade coletiva e o reconhecimento de histórias historicamente silenciadas. Além de fortalecer o sentimento de pertencimento das crianças da Educação Infantil, o projeto contribuiu para uma educação mais inclusiva, crítica e significativa, reafirmando o papel da escola como um espaço de memória, diálogo e transformação social.

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