PRÁTICA DE ENSINO DE LEITURA: O USO DA CRÔNICA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR
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Cosson (2014) também contribui para essa compreensão ao propor o letramento literário como prática que articula o domínio da leitura à reflexão crítica, à imaginação e à formação cidadã. Nesse contexto, é papel da escola — especialmente das aulas de Língua Portuguesa — promover práticas leitoras significativas, com textos variados e abordagens que despertem o interesse dos estudantes e dialoguem com suas vivências. A proposta metodológica apresentada tem como base a leitura da crônica “A verdade”, de Luís Fernando Veríssimo, com turmas do 8º e 9º ano, como estratégia para estimular o pensamento crítico e promover debates éticos e reflexivos a partir de uma linguagem acessível e próxima da realidade dos estudantes. As atividades foram organizadas em duas aulas, com leitura compartilhada, rodas de conversa e produção colaborativa de cartazes interpretativos. A avaliação foi processual e formativa, valorizando o engajamento e a construção coletiva de sentidos. 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