Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM STEAM COMO ELEMENTO DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: CONECTANDO ESCOLA E COMUNIDADE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem STEAM é um modelo pedagógico interdisciplinar que abrange as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Alinhada às bases da aprendizagem baseada em projetos (ABP), estimula a criatividade, inovação e o letramento científico, ainda na educação básica, através do incentivo à análise de demandas socioambientais do território. Sob esta visão, este trabalho objetivou promover o letramento científico nos anos finais do ensino fundamental através do desenvolvimento de projetos STEAM. A pesquisa foi desenvolvida por alunas do 9° ano na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE - Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional em Mogeiro-PB, durante as aulas de metodologia científica e montagem de projetos, por meio de uma guia de pensamento estruturada, tendo como bases da metodologia científica. Os discentes analisaram problemas ligados à utilização e abastecimento da água de cisterna enfrentados em regiões rurais do município, para os quais deveriam desenvolver soluções aplicáveis. Após as discussões, foram realizados levantamentos bibliográficos e estudos de mercado, com o intuito de mapear técnicas e dispositivos de filtragem de água. Com base nas pesquisas, foi desenvolvido um modelo de filtro biológico aplicável às tubulações de cisterna. A estrutura do filtro consiste em um esquema de quatro peneiras, que utilizam a fibra de coco como material base de filtração, associado a pedras zeólitas e carvão que promovem a filtragem química e mecânica da água. As peneiras foram produzidas artesanalmente, através de uma técnica de entrelaçamento. Com sua praticidade, o filtro consegue suprir as necessidades dos moradores, diminuindo o risco de contaminação da água. O protótipo desenvolvido consolida a eficiência do trabalho desenvolvido ao estimular a problematização e contextualização dos conteúdos com demandas da comunidade, permitindo que alunos tenham uma visão mais ampla e crítica sobre problemáticas de suas realidades, ajudando assim a terem uma melhor desenvoltura.

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