O PAPEL DA ESCUTA DO ORIENTADOR NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128162 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7707 "inscrito_id" => 16609 "titulo" => "O PAPEL DA ESCUTA DO ORIENTADOR NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES" "resumo" => "Para percorrer os caminhos da educação é necessário conhecer o sujeito em seu contexto social, tornando-o capaz de desenvolver suas potencialidades. A orientação educacional se mostra um campo profícuo da gestão e necessário à educação, vez que a partir do acompanhamento e da escuta, é possível aquilatar as necessidades do aluno e oferecer encaminhamentos efetivos. Ela estabelece o diálogo entre escola, professores e família no que tange a questões pedagógicas, afetivas, familiares e sociais; identifica as questões a serem trabalhadas, propondo e executando estratégias com o grupo ou individualmente, sendo suas ações voltadas ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual do discente e à formação de cidadãos. É reflexo e reflete a gestão democrática da escola, à medida que se aproxima da realidade dos alunos, corroborando o princípio de que a educação é um ato político. Portanto, cabe ao orientador estar atento às transformações sociais, políticas, econômicas, e os impactos delas decorrentes a fim de se garantir educação integral aos estudantes. Pensando na realidade brasileira marcada por desigualdades estruturais e pela exploração neoliberal do indivíduo, vemos que a educação não é a certeza de um trabalho para o jovem. O neoliberalismo trouxe quadros de marcante vulnerabilidade social e sofrimento sociopolítico, atribuindo pouca importância ao sentido da vida e à experiência compartilhada. Há uma fragilização de posições como classe, família, sexo, vizinhança, que antes seguiam parâmetros coletivos, e hoje se apresentam em condições de existências individualizadas, perda de referências simbólicas, sentimento de não pertencimento, de não filiação, perda da referência do outro, das estruturas e dos símbolos presentes na sociedade. Neste contexto, destacamos o papel da educação, considerada prática social, que torna a escola um importante espaço de pertencimento, enfrentamento e construção do sujeito e cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16609_TB7707_29102025212902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CARLA AZEVEDO MATOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aazevedomatossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128162 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7707 "inscrito_id" => 16609 "titulo" => "O PAPEL DA ESCUTA DO ORIENTADOR NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES" "resumo" => "Para percorrer os caminhos da educação é necessário conhecer o sujeito em seu contexto social, tornando-o capaz de desenvolver suas potencialidades. A orientação educacional se mostra um campo profícuo da gestão e necessário à educação, vez que a partir do acompanhamento e da escuta, é possível aquilatar as necessidades do aluno e oferecer encaminhamentos efetivos. Ela estabelece o diálogo entre escola, professores e família no que tange a questões pedagógicas, afetivas, familiares e sociais; identifica as questões a serem trabalhadas, propondo e executando estratégias com o grupo ou individualmente, sendo suas ações voltadas ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual do discente e à formação de cidadãos. É reflexo e reflete a gestão democrática da escola, à medida que se aproxima da realidade dos alunos, corroborando o princípio de que a educação é um ato político. Portanto, cabe ao orientador estar atento às transformações sociais, políticas, econômicas, e os impactos delas decorrentes a fim de se garantir educação integral aos estudantes. Pensando na realidade brasileira marcada por desigualdades estruturais e pela exploração neoliberal do indivíduo, vemos que a educação não é a certeza de um trabalho para o jovem. O neoliberalismo trouxe quadros de marcante vulnerabilidade social e sofrimento sociopolítico, atribuindo pouca importância ao sentido da vida e à experiência compartilhada. Há uma fragilização de posições como classe, família, sexo, vizinhança, que antes seguiam parâmetros coletivos, e hoje se apresentam em condições de existências individualizadas, perda de referências simbólicas, sentimento de não pertencimento, de não filiação, perda da referência do outro, das estruturas e dos símbolos presentes na sociedade. Neste contexto, destacamos o papel da educação, considerada prática social, que torna a escola um importante espaço de pertencimento, enfrentamento e construção do sujeito e cidadão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16609_TB7707_29102025212902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CARLA AZEVEDO MATOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aazevedomatossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }