QUÍMICA NO COTIDIANO: AULA EXPERIMENTAL SOBRE PERFUMES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7716 "inscrito_id" => 1154 "titulo" => "QUÍMICA NO COTIDIANO: AULA EXPERIMENTAL SOBRE PERFUMES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Química pode ser um instrumento de formação humana, desde que o conhecimento químico seja promovido como um instrumento de interpretação do mundo e de intervenção da realidade social do indivíduo. Quando apresentada como ciência, com seus métodos e linguagens próprias, e como uma construção humana ao longo da história, contribui de maneira significativa para a formação crítica dos sujeitos. Por sua vez, essa perspectiva é relevante no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que o ensino de Química deve dialogar com as vivências, conhecimentos prévios e trajetória de vida dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas e emancipatórias. Nesse contexto, o presente artigo relata uma aula experimental sobre perfumes realizada com estudantes da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB. A atividade teve como objetivo promover o ensino de Química de forma contextualizada. Para tanto, a proposta foi estruturada em três etapas: 1) Aspectos históricos e culturais dos perfumes; 2) O potencial dos perfumes artesanais na geração de renda; 3) Produção prática de perfumes. Durante a atividade, os estudantes foram estimulados a estabelecer conexões entre o conteúdo abordado e suas experiências cotidianas, o que favoreceu a compreensão dos conceitos químicos abordados. Logo, a experiência relatada reforça a importância da inserção de práticas experimentais contextualizadas na EJA, que dialoguem com a realidade dos estudantes e fortaleçam o processo de aprendizagem da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1154_TB7716_30102025213047.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI MINERVINA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "minervina.sueli@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128164 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7716 "inscrito_id" => 1154 "titulo" => "QUÍMICA NO COTIDIANO: AULA EXPERIMENTAL SOBRE PERFUMES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Química pode ser um instrumento de formação humana, desde que o conhecimento químico seja promovido como um instrumento de interpretação do mundo e de intervenção da realidade social do indivíduo. Quando apresentada como ciência, com seus métodos e linguagens próprias, e como uma construção humana ao longo da história, contribui de maneira significativa para a formação crítica dos sujeitos. Por sua vez, essa perspectiva é relevante no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que o ensino de Química deve dialogar com as vivências, conhecimentos prévios e trajetória de vida dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas e emancipatórias. Nesse contexto, o presente artigo relata uma aula experimental sobre perfumes realizada com estudantes da modalidade de ensino EJA em uma escola da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB. A atividade teve como objetivo promover o ensino de Química de forma contextualizada. Para tanto, a proposta foi estruturada em três etapas: 1) Aspectos históricos e culturais dos perfumes; 2) O potencial dos perfumes artesanais na geração de renda; 3) Produção prática de perfumes. Durante a atividade, os estudantes foram estimulados a estabelecer conexões entre o conteúdo abordado e suas experiências cotidianas, o que favoreceu a compreensão dos conceitos químicos abordados. Logo, a experiência relatada reforça a importância da inserção de práticas experimentais contextualizadas na EJA, que dialoguem com a realidade dos estudantes e fortaleçam o processo de aprendizagem da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1154_TB7716_30102025213047.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELI MINERVINA DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "SUELI" "autor_email" => "minervina.sueli@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }