Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128166
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7719
    "inscrito_id" => 2514
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) tem como objetivo aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a partir de um relato de experiência desenvolvido no âmbito do PIBID/Pedagogia da UFRPE. O referencial teórico apoia-se em autores como Wallon (2007), que enfatiza o papel das emoções no desenvolvimento infantil, Vygotsky (1994), que destaca a mediação social como base da aprendizagem, e Seber (1997), para quem o desenvolvimento afetivo está intrinsecamente ligado ao cognitivo. Também são consideradas as contribuições de Smolka e Góes (1995), Almeida (2010) e Kishimoto (2000), reforçando a relevância de práticas pedagógicas afetuosas e potencialmente lúdicas. A experiência ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife, entre maio e dezembro de 2023, com atividades voltadas à alfabetização, como jogos didáticos e sequências didáticas. A atuação priorizou o vínculo afetivo, a escuta ativa e o acolhimento. Os resultados evidenciaram avanços no desempenho acadêmico, no comportamento e na motivação dos estudantes, além da melhoria das relações interpessoais. Por fim, destacou-se a transição de alunos em suas hipóteses de escrita, indicando que o investimento nessas práticas contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2514_TB7719_30102025175718.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN ANDERSON DA SILVA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN BARBOZA"
    "autor_email" => "allanbarboza00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128166
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7719
    "inscrito_id" => 2514
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) tem como objetivo aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a partir de um relato de experiência desenvolvido no âmbito do PIBID/Pedagogia da UFRPE. O referencial teórico apoia-se em autores como Wallon (2007), que enfatiza o papel das emoções no desenvolvimento infantil, Vygotsky (1994), que destaca a mediação social como base da aprendizagem, e Seber (1997), para quem o desenvolvimento afetivo está intrinsecamente ligado ao cognitivo. Também são consideradas as contribuições de Smolka e Góes (1995), Almeida (2010) e Kishimoto (2000), reforçando a relevância de práticas pedagógicas afetuosas e potencialmente lúdicas. A experiência ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife, entre maio e dezembro de 2023, com atividades voltadas à alfabetização, como jogos didáticos e sequências didáticas. A atuação priorizou o vínculo afetivo, a escuta ativa e o acolhimento. Os resultados evidenciaram avanços no desempenho acadêmico, no comportamento e na motivação dos estudantes, além da melhoria das relações interpessoais. Por fim, destacou-se a transição de alunos em suas hipóteses de escrita, indicando que o investimento nessas práticas contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral das crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2514_TB7719_30102025175718.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLAN ANDERSON DA SILVA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "ALLAN BARBOZA"
    "autor_email" => "allanbarboza00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) tem como objetivo aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a partir de um relato de experiência desenvolvido no âmbito do PIBID/Pedagogia da UFRPE. O referencial teórico apoia-se em autores como Wallon (2007), que enfatiza o papel das emoções no desenvolvimento infantil, Vygotsky (1994), que destaca a mediação social como base da aprendizagem, e Seber (1997), para quem o desenvolvimento afetivo está intrinsecamente ligado ao cognitivo. Também são consideradas as contribuições de Smolka e Góes (1995), Almeida (2010) e Kishimoto (2000), reforçando a relevância de práticas pedagógicas afetuosas e potencialmente lúdicas. A experiência ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife, entre maio e dezembro de 2023, com atividades voltadas à alfabetização, como jogos didáticos e sequências didáticas. A atuação priorizou o vínculo afetivo, a escuta ativa e o acolhimento. Os resultados evidenciaram avanços no desempenho acadêmico, no comportamento e na motivação dos estudantes, além da melhoria das relações interpessoais. Por fim, destacou-se a transição de alunos em suas hipóteses de escrita, indicando que o investimento nessas práticas contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.