A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128166 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7719 "inscrito_id" => 2514 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) tem como objetivo aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a partir de um relato de experiência desenvolvido no âmbito do PIBID/Pedagogia da UFRPE. O referencial teórico apoia-se em autores como Wallon (2007), que enfatiza o papel das emoções no desenvolvimento infantil, Vygotsky (1994), que destaca a mediação social como base da aprendizagem, e Seber (1997), para quem o desenvolvimento afetivo está intrinsecamente ligado ao cognitivo. Também são consideradas as contribuições de Smolka e Góes (1995), Almeida (2010) e Kishimoto (2000), reforçando a relevância de práticas pedagógicas afetuosas e potencialmente lúdicas. A experiência ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife, entre maio e dezembro de 2023, com atividades voltadas à alfabetização, como jogos didáticos e sequências didáticas. A atuação priorizou o vínculo afetivo, a escuta ativa e o acolhimento. Os resultados evidenciaram avanços no desempenho acadêmico, no comportamento e na motivação dos estudantes, além da melhoria das relações interpessoais. Por fim, destacou-se a transição de alunos em suas hipóteses de escrita, indicando que o investimento nessas práticas contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2514_TB7719_30102025175718.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN ANDERSON DA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "ALLAN BARBOZA" "autor_email" => "allanbarboza00@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128166 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7719 "inscrito_id" => 2514 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) tem como objetivo aproximar os licenciandos da realidade escolar, promovendo a articulação entre teoria e prática e contribuindo para a formação docente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, a partir de um relato de experiência desenvolvido no âmbito do PIBID/Pedagogia da UFRPE. O referencial teórico apoia-se em autores como Wallon (2007), que enfatiza o papel das emoções no desenvolvimento infantil, Vygotsky (1994), que destaca a mediação social como base da aprendizagem, e Seber (1997), para quem o desenvolvimento afetivo está intrinsecamente ligado ao cognitivo. Também são consideradas as contribuições de Smolka e Góes (1995), Almeida (2010) e Kishimoto (2000), reforçando a relevância de práticas pedagógicas afetuosas e potencialmente lúdicas. A experiência ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife, entre maio e dezembro de 2023, com atividades voltadas à alfabetização, como jogos didáticos e sequências didáticas. A atuação priorizou o vínculo afetivo, a escuta ativa e o acolhimento. Os resultados evidenciaram avanços no desempenho acadêmico, no comportamento e na motivação dos estudantes, além da melhoria das relações interpessoais. Por fim, destacou-se a transição de alunos em suas hipóteses de escrita, indicando que o investimento nessas práticas contribuiu significativamente para o desenvolvimento integral das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2514_TB7719_30102025175718.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN ANDERSON DA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "ALLAN BARBOZA" "autor_email" => "allanbarboza00@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }