Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128169
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7732
    "inscrito_id" => 16656
    "titulo" => "DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL"
    "resumo" => "Com um enorme leque de possibilidades de utilização, uma gama de diversidade temática e com a função social de informar e educar, o cordel é um gênero literário que expressa notadamente, o ser nordestino, em toda sua pluralidade, especialmente, as representações contra canônicas, que dialogam com a luta decolonial, como tentaremos demonstrar no presente trabalho. O objetivo geral é aprofundar o debate decolonial com os discentes nas aulas de História a partir do uso da literatura de cordel. O trabalho tem como objetivos específicos: (1) Identificar as características do cordel como forma de expressão cultural e sua potencialidade pedagógica no ensino de História, em uma perspectiva de descolonização do saber; (2) Identificar maneiras de se promover didaticamente um debate sobre as relações contra-hegemônicas nas aulas de História. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura mediante a exploração de textos sobre a temática proposta. Os autores que embasam o referencial teórico decolonial são Fanon (1975), Quijano (2009), Munanga (2008), Ramose (2009), Walsh (2009). Diante das reflexões, o cordel se destaca como uma linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história viva, repleta de significados para o seu cotidiano. Foi possível perceber que tal história viva pode ser estudada sob uma perspectiva de afirmação das vozes marginalizadas pelo ocidente hegemônico, o que dá um tom decolonial as performances de diversos cordéis. Os alunos precisam se verem no contexto histórico revelado pelos cordéis, o que ocorrerá de maneira mais crítica se destacado sua inserção dentro do horizonte de lutas contra os saberes e poderes ocidentalistas. Desta forma, contribuímos com algumas possibilidades de fomentar um ensino de História crítico e que contribua com a formação cidadã dos aprendentes, além da conscientização da necessidade de afirmar as pautas decoloniais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16656_TB7732_29102025165118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO OTÁVIO"
    "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128169
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7732
    "inscrito_id" => 16656
    "titulo" => "DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL"
    "resumo" => "Com um enorme leque de possibilidades de utilização, uma gama de diversidade temática e com a função social de informar e educar, o cordel é um gênero literário que expressa notadamente, o ser nordestino, em toda sua pluralidade, especialmente, as representações contra canônicas, que dialogam com a luta decolonial, como tentaremos demonstrar no presente trabalho. O objetivo geral é aprofundar o debate decolonial com os discentes nas aulas de História a partir do uso da literatura de cordel. O trabalho tem como objetivos específicos: (1) Identificar as características do cordel como forma de expressão cultural e sua potencialidade pedagógica no ensino de História, em uma perspectiva de descolonização do saber; (2) Identificar maneiras de se promover didaticamente um debate sobre as relações contra-hegemônicas nas aulas de História. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura mediante a exploração de textos sobre a temática proposta. Os autores que embasam o referencial teórico decolonial são Fanon (1975), Quijano (2009), Munanga (2008), Ramose (2009), Walsh (2009). Diante das reflexões, o cordel se destaca como uma linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história viva, repleta de significados para o seu cotidiano. Foi possível perceber que tal história viva pode ser estudada sob uma perspectiva de afirmação das vozes marginalizadas pelo ocidente hegemônico, o que dá um tom decolonial as performances de diversos cordéis. Os alunos precisam se verem no contexto histórico revelado pelos cordéis, o que ocorrerá de maneira mais crítica se destacado sua inserção dentro do horizonte de lutas contra os saberes e poderes ocidentalistas. Desta forma, contribuímos com algumas possibilidades de fomentar um ensino de História crítico e que contribua com a formação cidadã dos aprendentes, além da conscientização da necessidade de afirmar as pautas decoloniais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16656_TB7732_29102025165118.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO OTÁVIO"
    "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Com um enorme leque de possibilidades de utilização, uma gama de diversidade temática e com a função social de informar e educar, o cordel é um gênero literário que expressa notadamente, o ser nordestino, em toda sua pluralidade, especialmente, as representações contra canônicas, que dialogam com a luta decolonial, como tentaremos demonstrar no presente trabalho. O objetivo geral é aprofundar o debate decolonial com os discentes nas aulas de História a partir do uso da literatura de cordel. O trabalho tem como objetivos específicos: (1) Identificar as características do cordel como forma de expressão cultural e sua potencialidade pedagógica no ensino de História, em uma perspectiva de descolonização do saber; (2) Identificar maneiras de se promover didaticamente um debate sobre as relações contra-hegemônicas nas aulas de História. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura mediante a exploração de textos sobre a temática proposta. Os autores que embasam o referencial teórico decolonial são Fanon (1975), Quijano (2009), Munanga (2008), Ramose (2009), Walsh (2009). Diante das reflexões, o cordel se destaca como uma linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história viva, repleta de significados para o seu cotidiano. Foi possível perceber que tal história viva pode ser estudada sob uma perspectiva de afirmação das vozes marginalizadas pelo ocidente hegemônico, o que dá um tom decolonial as performances de diversos cordéis. Os alunos precisam se verem no contexto histórico revelado pelos cordéis, o que ocorrerá de maneira mais crítica se destacado sua inserção dentro do horizonte de lutas contra os saberes e poderes ocidentalistas. Desta forma, contribuímos com algumas possibilidades de fomentar um ensino de História crítico e que contribua com a formação cidadã dos aprendentes, além da conscientização da necessidade de afirmar as pautas decoloniais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.