DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7732 "inscrito_id" => 16656 "titulo" => "DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL" "resumo" => "Com um enorme leque de possibilidades de utilização, uma gama de diversidade temática e com a função social de informar e educar, o cordel é um gênero literário que expressa notadamente, o ser nordestino, em toda sua pluralidade, especialmente, as representações contra canônicas, que dialogam com a luta decolonial, como tentaremos demonstrar no presente trabalho. O objetivo geral é aprofundar o debate decolonial com os discentes nas aulas de História a partir do uso da literatura de cordel. O trabalho tem como objetivos específicos: (1) Identificar as características do cordel como forma de expressão cultural e sua potencialidade pedagógica no ensino de História, em uma perspectiva de descolonização do saber; (2) Identificar maneiras de se promover didaticamente um debate sobre as relações contra-hegemônicas nas aulas de História. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura mediante a exploração de textos sobre a temática proposta. Os autores que embasam o referencial teórico decolonial são Fanon (1975), Quijano (2009), Munanga (2008), Ramose (2009), Walsh (2009). Diante das reflexões, o cordel se destaca como uma linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história viva, repleta de significados para o seu cotidiano. Foi possível perceber que tal história viva pode ser estudada sob uma perspectiva de afirmação das vozes marginalizadas pelo ocidente hegemônico, o que dá um tom decolonial as performances de diversos cordéis. Os alunos precisam se verem no contexto histórico revelado pelos cordéis, o que ocorrerá de maneira mais crítica se destacado sua inserção dentro do horizonte de lutas contra os saberes e poderes ocidentalistas. Desta forma, contribuímos com algumas possibilidades de fomentar um ensino de História crítico e que contribua com a formação cidadã dos aprendentes, além da conscientização da necessidade de afirmar as pautas decoloniais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16656_TB7732_29102025165118.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO OTÁVIO" "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128169 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7732 "inscrito_id" => 16656 "titulo" => "DESCOLONIZANDO SABERES NAS AULAS DE HISTÓRIA COM USO DO CORDEL" "resumo" => "Com um enorme leque de possibilidades de utilização, uma gama de diversidade temática e com a função social de informar e educar, o cordel é um gênero literário que expressa notadamente, o ser nordestino, em toda sua pluralidade, especialmente, as representações contra canônicas, que dialogam com a luta decolonial, como tentaremos demonstrar no presente trabalho. O objetivo geral é aprofundar o debate decolonial com os discentes nas aulas de História a partir do uso da literatura de cordel. O trabalho tem como objetivos específicos: (1) Identificar as características do cordel como forma de expressão cultural e sua potencialidade pedagógica no ensino de História, em uma perspectiva de descolonização do saber; (2) Identificar maneiras de se promover didaticamente um debate sobre as relações contra-hegemônicas nas aulas de História. Por intermédio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão de literatura mediante a exploração de textos sobre a temática proposta. Os autores que embasam o referencial teórico decolonial são Fanon (1975), Quijano (2009), Munanga (2008), Ramose (2009), Walsh (2009). Diante das reflexões, o cordel se destaca como uma linguagem que se constitui fonte capaz de aproximar os estudantes a uma história viva, repleta de significados para o seu cotidiano. Foi possível perceber que tal história viva pode ser estudada sob uma perspectiva de afirmação das vozes marginalizadas pelo ocidente hegemônico, o que dá um tom decolonial as performances de diversos cordéis. Os alunos precisam se verem no contexto histórico revelado pelos cordéis, o que ocorrerá de maneira mais crítica se destacado sua inserção dentro do horizonte de lutas contra os saberes e poderes ocidentalistas. Desta forma, contribuímos com algumas possibilidades de fomentar um ensino de História crítico e que contribua com a formação cidadã dos aprendentes, além da conscientização da necessidade de afirmar as pautas decoloniais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16656_TB7732_29102025165118.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO OTÁVIO BASTOS CORREIA" "autor_nome_curto" => "JOÃO OTÁVIO" "autor_email" => "jtavinho@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }