Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO STEM: CONSTRUÇÃO DE UMA EXTRUSORA DE FILAMENTO PET, COM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental (EA) é uma área do ensino voltada para a conscientização dos indivíduos acerca dos problemas ambientais, buscando construir a consciência cidadã dos indivíduos desde os anos mais prévios da educação básica. Quando alinhada à metodologia STEAM, configura-se em um pilar crucial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, através do estímulo a construção de soluções e projetos socioambientais eficaz. Sobre esta realidade, esta pesquisa objetivou promover o ensino em educação ambiental, através do desenvolvimento de projetos STEAM. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do Lise - Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional em Mogeiro-PB. O prédio da instituição possui lanchonetes ao redor, cujas vendas diárias de refrigerantes acarretam em altos descartes indevidos de garrafas PET, esta situação foi o estopim para o desenvolvimento de ações de conscientização e reaproveitamento das garrafas. Utilizando conhecimentos de robótica e Arduino, foi criada uma extrusora de filamento que utiliza garrafas PET para a produção de filamento 3D. A extrusora aquece e derrete plástico triturado, moldando um filamento contínuo através de dispositivos de aquecimento. Oficinas pedagógicas também foram realizadas com alunos da escola e de outras instituições do 1º ao 5º ano da rede municipal, buscando estimular o pensamento sustentável e a educação ambiental. O momento consistia na aplicação de jogos e minipalestras que incentivam a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de uma sociedade mais sustentável. As práticas realizadas promoveram a conscientização ambiental no ambiente escolar, bem como serviram para mitigação do descarte inadequado de resíduos plásticos e viabilizaram, de forma educativa e sustentável, o estímulo à criatividade e ao letramento científico dos estudantes.

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