AURICULOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR NO CUIDADO A ADOLESCENTES COM INDICATIVOS OU DIAGNÓSTICO DE TDAH NO ÂMBITO DO PRAEM
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A proposta foi apresentada às famílias em reunião informativa, na qual foi explicado o funcionamento e os benefícios da auriculoterapia. Posteriormente, foi obtido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos responsáveis e o Termo de Assentimento dos adolescentes. Como estratégia avaliativa inicial, foi aplicado o instrumento SNAP IV aos responsáveis, professores e adolescentes. Os participantes foram então divididos em dois grupos: o grupo intervenção, que passou a receber semanalmente a auriculoterapia, e o grupo controle, que continuou a frequentar apenas o grupo terapêutico multiprofissional. O referencial metodológico adotado é o estudo quase experimental com abordagem quantitativa, visando à análise comparativa entre os dois grupos após três meses de intervenção. Os pontos auriculares foram definidos com base em evidências científicas que apontam benefícios no aumento da concentração, no controle da impulsividade e na redução da ansiedade, funções comprometidas associadas ao TDAH. Ao final do período de aplicação, serão novamente utilizados os mesmos instrumentos avaliativos para aferição dos resultados percebidos pelos adolescentes, familiares e professores. Este projeto busca contribuir com alternativas terapêuticas complementares e integrativas no campo da saúde mental de adolescentes em contexto escolar, articulando práticas da medicina tradicional chinesa com o cuidado especializado interdisciplinar." 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