Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO ATRELADO AOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128177
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7760
    "inscrito_id" => 16491
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO ATRELADO AOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA"
    "resumo" => "A ludicidade em sala de aula é importante na educação, pelo seu poder de conectar os conhecimentos de forma atrativa, tendo como resultado uma formação mais interativa e significativa. Por sua vez, o jogo de tabuleiro quando utilizado como recurso pedagógico transforma o aluno em protagonista do processo de ensino-aprendizagem, sendo possível utilizar de raciocínio lógico, interagir com o grupo e utilizar seus conhecimentos específicos e gerais da disciplina. Este trabalho relata a experiência do grupo de Pibidianos ao aplicarem um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico, revisando o conteúdo de forma lúdica e interativa com os alunos do 2º ano do ensino médio. Foi desenvolvido um jogo dinâmico de tabuleiro atrelado ao conteúdo de propriedades coligativas na disciplina de físico-química. O jogo de tabuleiro tradicional ganhou uma versão “gigante”, onde os alunos se tornaram as peças do jogo. As cartas em formato de slide interativo continham perguntas, desafios e uma face “Passe a vez”. Os alunos foram divididos em grupos, onde cada equipe escolheu um membro como peça do tabuleiro. A cada rodada o lançamento do dado ditava um desafio: responder a uma pergunta ou questão extra. O sucesso nas respostas permitia o avanço de casas de acordo com o número do dado. O erro impedia o progresso, mantendo o grupo na mesma posição, e a face do dado reservava uma reviravolta: cair no lado “passe a vez” adicionando suspense ao jogo. A aplicação do jogo trouxe aos licenciandos um contato direto como um recurso pedagógico, permitindo aos futuros professores observarem os diferentes tipos de alunos, suas habilidades, tempo, reações e refletirem sobre sua didática, adaptar estratégias e regras em tempo real. A experiência gerou resultados satisfatórios, uma vez que mostrou reforço no aprendizado e estimulou o trabalho em equipe e a resolução de problemas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16491_TB7760_30102025233810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Henrique"
    "autor_email" => "phnl2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128177
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7760
    "inscrito_id" => 16491
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO ATRELADO AOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA"
    "resumo" => "A ludicidade em sala de aula é importante na educação, pelo seu poder de conectar os conhecimentos de forma atrativa, tendo como resultado uma formação mais interativa e significativa. Por sua vez, o jogo de tabuleiro quando utilizado como recurso pedagógico transforma o aluno em protagonista do processo de ensino-aprendizagem, sendo possível utilizar de raciocínio lógico, interagir com o grupo e utilizar seus conhecimentos específicos e gerais da disciplina. Este trabalho relata a experiência do grupo de Pibidianos ao aplicarem um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico, revisando o conteúdo de forma lúdica e interativa com os alunos do 2º ano do ensino médio. Foi desenvolvido um jogo dinâmico de tabuleiro atrelado ao conteúdo de propriedades coligativas na disciplina de físico-química. O jogo de tabuleiro tradicional ganhou uma versão “gigante”, onde os alunos se tornaram as peças do jogo. As cartas em formato de slide interativo continham perguntas, desafios e uma face “Passe a vez”. Os alunos foram divididos em grupos, onde cada equipe escolheu um membro como peça do tabuleiro. A cada rodada o lançamento do dado ditava um desafio: responder a uma pergunta ou questão extra. O sucesso nas respostas permitia o avanço de casas de acordo com o número do dado. O erro impedia o progresso, mantendo o grupo na mesma posição, e a face do dado reservava uma reviravolta: cair no lado “passe a vez” adicionando suspense ao jogo. A aplicação do jogo trouxe aos licenciandos um contato direto como um recurso pedagógico, permitindo aos futuros professores observarem os diferentes tipos de alunos, suas habilidades, tempo, reações e refletirem sobre sua didática, adaptar estratégias e regras em tempo real. A experiência gerou resultados satisfatórios, uma vez que mostrou reforço no aprendizado e estimulou o trabalho em equipe e a resolução de problemas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16491_TB7760_30102025233810.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Henrique"
    "autor_email" => "phnl2@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A ludicidade em sala de aula é importante na educação, pelo seu poder de conectar os conhecimentos de forma atrativa, tendo como resultado uma formação mais interativa e significativa. Por sua vez, o jogo de tabuleiro quando utilizado como recurso pedagógico transforma o aluno em protagonista do processo de ensino-aprendizagem, sendo possível utilizar de raciocínio lógico, interagir com o grupo e utilizar seus conhecimentos específicos e gerais da disciplina. Este trabalho relata a experiência do grupo de Pibidianos ao aplicarem um jogo de tabuleiro como recurso pedagógico, revisando o conteúdo de forma lúdica e interativa com os alunos do 2º ano do ensino médio. Foi desenvolvido um jogo dinâmico de tabuleiro atrelado ao conteúdo de propriedades coligativas na disciplina de físico-química. O jogo de tabuleiro tradicional ganhou uma versão “gigante”, onde os alunos se tornaram as peças do jogo. As cartas em formato de slide interativo continham perguntas, desafios e uma face “Passe a vez”. Os alunos foram divididos em grupos, onde cada equipe escolheu um membro como peça do tabuleiro. A cada rodada o lançamento do dado ditava um desafio: responder a uma pergunta ou questão extra. O sucesso nas respostas permitia o avanço de casas de acordo com o número do dado. O erro impedia o progresso, mantendo o grupo na mesma posição, e a face do dado reservava uma reviravolta: cair no lado “passe a vez” adicionando suspense ao jogo. A aplicação do jogo trouxe aos licenciandos um contato direto como um recurso pedagógico, permitindo aos futuros professores observarem os diferentes tipos de alunos, suas habilidades, tempo, reações e refletirem sobre sua didática, adaptar estratégias e regras em tempo real. A experiência gerou resultados satisfatórios, uma vez que mostrou reforço no aprendizado e estimulou o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.