Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELO DIDÁTICO DE NEURÔNIO COMO RECURSO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aprendizagem ocorre na interação entre o sujeito e o meio, e o modelo didático se insere como uma ferramenta cultural que media essa relação. Ao manipular, observar e discutir modelos didáticos, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas e construtivas (Vygotsky, 1987). Este relato de experiência apresenta a aplicação de um modelo didático, representando um neurônio como estratégia pedagógica para o ensino do sistema nervoso em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de ciências. A proposta teve como principal objetivo facilitar a assimilação do conteúdo por meio de uma abordagem lúdica, visual e interativa, despertando o interesse dos alunos e promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. O modelo foi elaborado com materiais acessíveis e de baixo custo, como papelão, EVA, lápis de cor, miçangas, tinta guache e cola. Durante a atividade, os alunos foram convidados a identificar, com o uso de pequenas plaquinhas, as principais estruturas do neurônio como os dendritos, corpo celular, axônio, bainha de mielina e terminações nervosas reforçando a compreensão do conteúdo por meio da prática. A resposta dos estudantes foi bastante positiva, marcada por entusiasmo, curiosidade e envolvimento nas discussões. Os resultados indicam que o uso de modelos didáticos físicos como maquetes, jogos pedagógicos, podem contribuir significativamente para tornar o ensino de Ciências mais dinâmico e eficaz, sobretudo em turmas do ensino fundamental. Conclui-se que estratégias educativas baseadas na ludicidade e na experimentação são fundamentais para estimular o interesse e facilitar a aprendizagem de conteúdos biológicos.

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