POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128182 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7771 "inscrito_id" => 5604 "titulo" => "POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO" "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise qualitativa de postagens produzidas por estudantes do Ensino Médio da rede básica com ênfase em educação sexual, e seus respectivos temas interseccionados, como resultado de um projeto pedagógico voltado à popularização do conhecimento científico por meio das redes sociais. A vivência em sala de aula no tocante ao Ensino de Biologia deixa clara a carência de informações cientificamente embasadas em vários saberes na sociedade. Com objetivo de minimizar os efeitos da problemática, foi proposta a elaboração de produtos confeccionados, os quais tinham Educação Sexual como tema gerador. A seguir, esses publicizados/compartilhados na rede social Instagram. Após o encerramento da atividade, os materiais foram analisados quanto à sua complexidade conceitual e classificados quanto aos campos de estudo alcançados. A literatura consultada considerou também as diretrizes propostas para a Educação pelo Governo Federal, destaque para Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, e do Estado do Ceará, com ênfase no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) de 2019, voltadas ao Ensino Médio, que em seu propósito visa a formação global do aluno tratando de assuntos relacionados à Saúde coletiva e Educação Sexual. Dentre os principais resultados, os estudantes foram capazes de produzir textos com conteúdos relevantes, acessíveis e cientificamente fundamentados, em especial temas de alta complexidade nas áreas de Biologia, Psicologia, Sociologia e Direitos Humanos. Tal seleção temática demonstrou, por parte dos estudantes, demonstrou sensibilidade social, capacidade crítica e articulação interdisciplinar, ao se debruçarem em tópicos contemporâneos como ISTs, sexualidade, saúde mental e diversidade de gênero. Além mais, as redes sociais demonstraram ser ambientes eficazes para a circulação do conhecimento escolar, aproximando a escola da comunidade, assim como para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, da interdisciplinaridade e do diálogo entre escola e sociedade como agentes difusores do saber científico para além do espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5604_TB7771_10112025230717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEMERSON THIAGO DE LIMA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "HEMERSON THIAGO" "autor_email" => "hemerson.biologia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128182 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7771 "inscrito_id" => 5604 "titulo" => "POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO" "resumo" => "Este estudo apresenta uma análise qualitativa de postagens produzidas por estudantes do Ensino Médio da rede básica com ênfase em educação sexual, e seus respectivos temas interseccionados, como resultado de um projeto pedagógico voltado à popularização do conhecimento científico por meio das redes sociais. A vivência em sala de aula no tocante ao Ensino de Biologia deixa clara a carência de informações cientificamente embasadas em vários saberes na sociedade. Com objetivo de minimizar os efeitos da problemática, foi proposta a elaboração de produtos confeccionados, os quais tinham Educação Sexual como tema gerador. A seguir, esses publicizados/compartilhados na rede social Instagram. Após o encerramento da atividade, os materiais foram analisados quanto à sua complexidade conceitual e classificados quanto aos campos de estudo alcançados. A literatura consultada considerou também as diretrizes propostas para a Educação pelo Governo Federal, destaque para Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, e do Estado do Ceará, com ênfase no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) de 2019, voltadas ao Ensino Médio, que em seu propósito visa a formação global do aluno tratando de assuntos relacionados à Saúde coletiva e Educação Sexual. Dentre os principais resultados, os estudantes foram capazes de produzir textos com conteúdos relevantes, acessíveis e cientificamente fundamentados, em especial temas de alta complexidade nas áreas de Biologia, Psicologia, Sociologia e Direitos Humanos. Tal seleção temática demonstrou, por parte dos estudantes, demonstrou sensibilidade social, capacidade crítica e articulação interdisciplinar, ao se debruçarem em tópicos contemporâneos como ISTs, sexualidade, saúde mental e diversidade de gênero. Além mais, as redes sociais demonstraram ser ambientes eficazes para a circulação do conhecimento escolar, aproximando a escola da comunidade, assim como para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, da interdisciplinaridade e do diálogo entre escola e sociedade como agentes difusores do saber científico para além do espaço escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5604_TB7771_10112025230717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEMERSON THIAGO DE LIMA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "HEMERSON THIAGO" "autor_email" => "hemerson.biologia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }