Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta uma análise qualitativa de postagens produzidas por estudantes do Ensino Médio da rede básica com ênfase em educação sexual, e seus respectivos temas interseccionados, como resultado de um projeto pedagógico voltado à popularização do conhecimento científico por meio das redes sociais. A vivência em sala de aula no tocante ao Ensino de Biologia deixa clara a carência de informações cientificamente embasadas em vários saberes na sociedade. Com objetivo de minimizar os efeitos da problemática, foi proposta a elaboração de produtos confeccionados, os quais tinham Educação Sexual como tema gerador. A seguir, esses publicizados/compartilhados na rede social Instagram. Após o encerramento da atividade, os materiais foram analisados quanto à sua complexidade conceitual e classificados quanto aos campos de estudo alcançados. A literatura consultada considerou também as diretrizes propostas para a Educação pelo Governo Federal, destaque para Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, e do Estado do Ceará, com ênfase no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) de 2019, voltadas ao Ensino Médio, que em seu propósito visa a formação global do aluno tratando de assuntos relacionados à Saúde coletiva e Educação Sexual. Dentre os principais resultados, os estudantes foram capazes de produzir textos com conteúdos relevantes, acessíveis e cientificamente fundamentados, em especial temas de alta complexidade nas áreas de Biologia, Psicologia, Sociologia e Direitos Humanos. Tal seleção temática demonstrou, por parte dos estudantes, demonstrou sensibilidade social, capacidade crítica e articulação interdisciplinar, ao se debruçarem em tópicos contemporâneos como ISTs, sexualidade, saúde mental e diversidade de gênero. Além mais, as redes sociais demonstraram ser ambientes eficazes para a circulação do conhecimento escolar, aproximando a escola da comunidade, assim como para o desenvolvimento do protagonismo estudantil, da interdisciplinaridade e do diálogo entre escola e sociedade como agentes difusores do saber científico para além do espaço escolar.

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