Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CINEMA E EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO NO 5º ANO DOS ANOS INCIAIS DO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128197
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7837
    "inscrito_id" => 5791
    "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO NO 5º ANO DOS ANOS INCIAIS DO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No cenário atual de educação os professores devem levar em consideração, na construção da sua aula, o contexto social a qual o seu estudante está inserido, ou seja, adotar metodologias que possibilitem a interação entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a realidade, de maneira facilitadora. Partindo desse presuposto o objetivo desse presente trabalho foi analisar sob uma perspectiva transdisciplinar, pautada na arte/educação como está sendo a utilização do cinema em sala por parte dos professores do 5º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada para esta pesquisa foi baseada no levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de arte, arte/educação e cinema para tanto foram analsados obras dos principais autores que discutem esta temática como Barbosa (2010), Coli (1995), Iavelberg (2014) e Viana (2014) atrelados a uma entrevista com duas professoras da educação básica e uma pesquisa de campo observando a rotina das mesmas com suas respectivas turmas no tocante as aulas de artes. Analisando simultaneamente o material teórico sobre arte, cinema e arte/educação obtidos com os dados encontrados foi possível constatar que os professores da educação básica apesarem de reconhecer a facilidade e praticidade que o cinema trás para sala de aula, eles em sua grande maioria não possui um interesse na utilização dessa ferramenta, sendo associado princpalmente ao despreparo passivo advindo dos cursos de formação docente que por estarem inclinados a um ensino mais técnico-formal do que conceitual, mais produtivo e menos crítico-analítico. Por fim esse artigo procura não criticar a pratica docente de nenhum professor, mas apresentar uma proposta inovadora no uso das artes em sala de aula, a partir do momento que é apresentado e estimulado o uso cinema como insturmento para as aulas deixamos a proposta mais tradicional pautada apenas no uso do desenho ou da pintura para adentrarmos em uma proposta mais socioconstrutivista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5791_TB7837_16102025080050.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN CARLOS FLORES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN"
    "autor_email" => "pedagogoruansilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128197
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7837
    "inscrito_id" => 5791
    "titulo" => "CINEMA E EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE A ARTE CINEMATOGRÁFICA E O ENSINO NO 5º ANO DOS ANOS INCIAIS DO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "No cenário atual de educação os professores devem levar em consideração, na construção da sua aula, o contexto social a qual o seu estudante está inserido, ou seja, adotar metodologias que possibilitem a interação entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a realidade, de maneira facilitadora. Partindo desse presuposto o objetivo desse presente trabalho foi analisar sob uma perspectiva transdisciplinar, pautada na arte/educação como está sendo a utilização do cinema em sala por parte dos professores do 5º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada para esta pesquisa foi baseada no levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de arte, arte/educação e cinema para tanto foram analsados obras dos principais autores que discutem esta temática como Barbosa (2010), Coli (1995), Iavelberg (2014) e Viana (2014) atrelados a uma entrevista com duas professoras da educação básica e uma pesquisa de campo observando a rotina das mesmas com suas respectivas turmas no tocante as aulas de artes. Analisando simultaneamente o material teórico sobre arte, cinema e arte/educação obtidos com os dados encontrados foi possível constatar que os professores da educação básica apesarem de reconhecer a facilidade e praticidade que o cinema trás para sala de aula, eles em sua grande maioria não possui um interesse na utilização dessa ferramenta, sendo associado princpalmente ao despreparo passivo advindo dos cursos de formação docente que por estarem inclinados a um ensino mais técnico-formal do que conceitual, mais produtivo e menos crítico-analítico. Por fim esse artigo procura não criticar a pratica docente de nenhum professor, mas apresentar uma proposta inovadora no uso das artes em sala de aula, a partir do momento que é apresentado e estimulado o uso cinema como insturmento para as aulas deixamos a proposta mais tradicional pautada apenas no uso do desenho ou da pintura para adentrarmos em uma proposta mais socioconstrutivista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5791_TB7837_16102025080050.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAN CARLOS FLORES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAN"
    "autor_email" => "pedagogoruansilva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No cenário atual de educação os professores devem levar em consideração, na construção da sua aula, o contexto social a qual o seu estudante está inserido, ou seja, adotar metodologias que possibilitem a interação entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a realidade, de maneira facilitadora. Partindo desse presuposto o objetivo desse presente trabalho foi analisar sob uma perspectiva transdisciplinar, pautada na arte/educação como está sendo a utilização do cinema em sala por parte dos professores do 5º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada para esta pesquisa foi baseada no levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de arte, arte/educação e cinema para tanto foram analsados obras dos principais autores que discutem esta temática como Barbosa (2010), Coli (1995), Iavelberg (2014) e Viana (2014) atrelados a uma entrevista com duas professoras da educação básica e uma pesquisa de campo observando a rotina das mesmas com suas respectivas turmas no tocante as aulas de artes. Analisando simultaneamente o material teórico sobre arte, cinema e arte/educação obtidos com os dados encontrados foi possível constatar que os professores da educação básica apesarem de reconhecer a facilidade e praticidade que o cinema trás para sala de aula, eles em sua grande maioria não possui um interesse na utilização dessa ferramenta, sendo associado princpalmente ao despreparo passivo advindo dos cursos de formação docente que por estarem inclinados a um ensino mais técnico-formal do que conceitual, mais produtivo e menos crítico-analítico. Por fim esse artigo procura não criticar a pratica docente de nenhum professor, mas apresentar uma proposta inovadora no uso das artes em sala de aula, a partir do momento que é apresentado e estimulado o uso cinema como insturmento para as aulas deixamos a proposta mais tradicional pautada apenas no uso do desenho ou da pintura para adentrarmos em uma proposta mais socioconstrutivista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.