AVALIAÇÃO FORMATIVA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7844 "inscrito_id" => 898 "titulo" => "AVALIAÇÃO FORMATIVA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia tem, historicamente, se apoiado em instrumentos de caráter classificatório, os quais pouco contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, pois tendem a restringir o processo educativo à simples memorização de conteúdos, muitas vezes desconectados da realidade dos estudantes. Diante dessa fragilidade, este trabalho propõe analisar a avaliação formativa, articulada aos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), na contribuição de novas práticas docentes, para promover uma formação sólida, emancipatória, além de estimular o pensamento crítico. A pesquisa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, é estruturada em torno de três eixos principais: a compreensão dos conceitos centrais da PHC e sua interface com a avaliação formativa; a identificação de estratégias aplicáveis ao ensino de Ciências e Biologia, como o uso de feedback contínuo e atividades contextualizadas a partir de problemáticas sociais; e, por fim, a análise dos desafios e potencialidades na formação de professores. Os resultados apontam que a avaliação formativa, ao identificar dificuldades e fomentar a autonomia dos alunos, especialmente quando integrada à perspectiva da PHC, pode superar a lógica tradicional, predominante na educação. Essa abordagem favorece uma aprendizagem crítica, com aplicação do conhecimento científico à realidade social dos estudantes. Considera-se, portanto, que essa articulação apresenta um potencial promissor para a construção de uma educação transformadora, sendo recomendada sua adoção na formação continuada de professores de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID898_TB7844_30102025155806.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE KAROLYNNE SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNE SOUZA" "autor_email" => "annesouzabatiista@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128199 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7844 "inscrito_id" => 898 "titulo" => "AVALIAÇÃO FORMATIVA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE TRANSFORMADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "A avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências e Biologia tem, historicamente, se apoiado em instrumentos de caráter classificatório, os quais pouco contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico, pois tendem a restringir o processo educativo à simples memorização de conteúdos, muitas vezes desconectados da realidade dos estudantes. Diante dessa fragilidade, este trabalho propõe analisar a avaliação formativa, articulada aos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), na contribuição de novas práticas docentes, para promover uma formação sólida, emancipatória, além de estimular o pensamento crítico. A pesquisa, fundamentada em uma revisão bibliográfica, é estruturada em torno de três eixos principais: a compreensão dos conceitos centrais da PHC e sua interface com a avaliação formativa; a identificação de estratégias aplicáveis ao ensino de Ciências e Biologia, como o uso de feedback contínuo e atividades contextualizadas a partir de problemáticas sociais; e, por fim, a análise dos desafios e potencialidades na formação de professores. Os resultados apontam que a avaliação formativa, ao identificar dificuldades e fomentar a autonomia dos alunos, especialmente quando integrada à perspectiva da PHC, pode superar a lógica tradicional, predominante na educação. Essa abordagem favorece uma aprendizagem crítica, com aplicação do conhecimento científico à realidade social dos estudantes. Considera-se, portanto, que essa articulação apresenta um potencial promissor para a construção de uma educação transformadora, sendo recomendada sua adoção na formação continuada de professores de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID898_TB7844_30102025155806.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE KAROLYNNE SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNE SOUZA" "autor_email" => "annesouzabatiista@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }