Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128202
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7858
    "inscrito_id" => 279
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado das práticas de leitura literária vivenciadas por meio do projeto “Café Literário” desenvolvido no Colégio Municipal Papa João Paulo II na cidade de Ferreiros -PE, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolvida visando promover a formação de um leitor literário capaz de construir um olhar crítico, consciente de si e do mundo que o cerca. Para tanto, adentramos na literatura nordestina de Ariano Suassuna, revisitando seu universo, seus textos, e sua criticidade diante do contexto social tão bem abordadas em suas obras. De maneira que se fez necessário promover momentos de leitura e estudo das obras do autor, aprofundando os gêneros poema e literatura de cordel como uma forma de buscar a essência dessa literatura nordestina, levando os alunos a desenvolver e aprimorar a escrita por meio do estudo desses gêneros. Realizou-se, assim, a aplicação de atividades por meio de uma sequência didática que buscou promover o desenvolvimento da leitura literária e escrita de poemas e cordéis a partir das características e especificidades dos gêneros em estudo. Com base nas concepções de Naro (2014), Cosson (2016), entre outros, verificou-se a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa como essenciais na condução de novas aprendizagens, e como resultados destacamos o envolvimento ativo dos estudantes que buscaram conhecer e aprofundar as obras de Ariano Suassuna, reconhecendo-o como importante construtor da nossa cultura e literatura nordestina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID279_TB7858_10112025224449.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA SILVA DE LIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA LIRA"
    "autor_email" => "fabiana.lira2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128202
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7858
    "inscrito_id" => 279
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado das práticas de leitura literária vivenciadas por meio do projeto “Café Literário” desenvolvido no Colégio Municipal Papa João Paulo II na cidade de Ferreiros -PE, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolvida visando promover a formação de um leitor literário capaz de construir um olhar crítico, consciente de si e do mundo que o cerca. Para tanto, adentramos na literatura nordestina de Ariano Suassuna, revisitando seu universo, seus textos, e sua criticidade diante do contexto social tão bem abordadas em suas obras. De maneira que se fez necessário promover momentos de leitura e estudo das obras do autor, aprofundando os gêneros poema e literatura de cordel como uma forma de buscar a essência dessa literatura nordestina, levando os alunos a desenvolver e aprimorar a escrita por meio do estudo desses gêneros. Realizou-se, assim, a aplicação de atividades por meio de uma sequência didática que buscou promover o desenvolvimento da leitura literária e escrita de poemas e cordéis a partir das características e especificidades dos gêneros em estudo. Com base nas concepções de Naro (2014), Cosson (2016), entre outros, verificou-se a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa como essenciais na condução de novas aprendizagens, e como resultados destacamos o envolvimento ativo dos estudantes que buscaram conhecer e aprofundar as obras de Ariano Suassuna, reconhecendo-o como importante construtor da nossa cultura e literatura nordestina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID279_TB7858_10112025224449.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA SILVA DE LIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA LIRA"
    "autor_email" => "fabiana.lira2016@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado das práticas de leitura literária vivenciadas por meio do projeto “Café Literário” desenvolvido no Colégio Municipal Papa João Paulo II na cidade de Ferreiros -PE, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolvida visando promover a formação de um leitor literário capaz de construir um olhar crítico, consciente de si e do mundo que o cerca. Para tanto, adentramos na literatura nordestina de Ariano Suassuna, revisitando seu universo, seus textos, e sua criticidade diante do contexto social tão bem abordadas em suas obras. De maneira que se fez necessário promover momentos de leitura e estudo das obras do autor, aprofundando os gêneros poema e literatura de cordel como uma forma de buscar a essência dessa literatura nordestina, levando os alunos a desenvolver e aprimorar a escrita por meio do estudo desses gêneros. Realizou-se, assim, a aplicação de atividades por meio de uma sequência didática que buscou promover o desenvolvimento da leitura literária e escrita de poemas e cordéis a partir das características e especificidades dos gêneros em estudo. Com base nas concepções de Naro (2014), Cosson (2016), entre outros, verificou-se a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa como essenciais na condução de novas aprendizagens, e como resultados destacamos o envolvimento ativo dos estudantes que buscaram conhecer e aprofundar as obras de Ariano Suassuna, reconhecendo-o como importante construtor da nossa cultura e literatura nordestina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.