A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128202 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7858 "inscrito_id" => 279 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado das práticas de leitura literária vivenciadas por meio do projeto “Café Literário” desenvolvido no Colégio Municipal Papa João Paulo II na cidade de Ferreiros -PE, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolvida visando promover a formação de um leitor literário capaz de construir um olhar crítico, consciente de si e do mundo que o cerca. Para tanto, adentramos na literatura nordestina de Ariano Suassuna, revisitando seu universo, seus textos, e sua criticidade diante do contexto social tão bem abordadas em suas obras. De maneira que se fez necessário promover momentos de leitura e estudo das obras do autor, aprofundando os gêneros poema e literatura de cordel como uma forma de buscar a essência dessa literatura nordestina, levando os alunos a desenvolver e aprimorar a escrita por meio do estudo desses gêneros. Realizou-se, assim, a aplicação de atividades por meio de uma sequência didática que buscou promover o desenvolvimento da leitura literária e escrita de poemas e cordéis a partir das características e especificidades dos gêneros em estudo. Com base nas concepções de Naro (2014), Cosson (2016), entre outros, verificou-se a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa como essenciais na condução de novas aprendizagens, e como resultados destacamos o envolvimento ativo dos estudantes que buscaram conhecer e aprofundar as obras de Ariano Suassuna, reconhecendo-o como importante construtor da nossa cultura e literatura nordestina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID279_TB7858_10112025224449.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SILVA DE LIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "FABIANA LIRA" "autor_email" => "fabiana.lira2016@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128202 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7858 "inscrito_id" => 279 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DO UNIVERSO DE ARIANO SUASSUNA: VIVÊNCIAS DO PROJETO CAFÉ LITERÁRIO" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado das práticas de leitura literária vivenciadas por meio do projeto “Café Literário” desenvolvido no Colégio Municipal Papa João Paulo II na cidade de Ferreiros -PE, com as turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta foi desenvolvida visando promover a formação de um leitor literário capaz de construir um olhar crítico, consciente de si e do mundo que o cerca. Para tanto, adentramos na literatura nordestina de Ariano Suassuna, revisitando seu universo, seus textos, e sua criticidade diante do contexto social tão bem abordadas em suas obras. De maneira que se fez necessário promover momentos de leitura e estudo das obras do autor, aprofundando os gêneros poema e literatura de cordel como uma forma de buscar a essência dessa literatura nordestina, levando os alunos a desenvolver e aprimorar a escrita por meio do estudo desses gêneros. Realizou-se, assim, a aplicação de atividades por meio de uma sequência didática que buscou promover o desenvolvimento da leitura literária e escrita de poemas e cordéis a partir das características e especificidades dos gêneros em estudo. Com base nas concepções de Naro (2014), Cosson (2016), entre outros, verificou-se a importância do uso de textos literários nas aulas de Língua Portuguesa como essenciais na condução de novas aprendizagens, e como resultados destacamos o envolvimento ativo dos estudantes que buscaram conhecer e aprofundar as obras de Ariano Suassuna, reconhecendo-o como importante construtor da nossa cultura e literatura nordestina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID279_TB7858_10112025224449.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA SILVA DE LIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "FABIANA LIRA" "autor_email" => "fabiana.lira2016@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }