EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE POTENCIALIDADES E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128205 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7868 "inscrito_id" => 16363 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE POTENCIALIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente relato descreve as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, realizado em uma creche de tempo integral da rede pública de ensino no município de São Luís (MA). O estágio curricular, componente obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), teve como principal objetivo o desenvolvimento do projeto didático intitulado “Combate ao Racismo: crianças e a cor da amizade”. A proposta visou promover a valorização da diversidade étnico-racial, o enfrentamento ao racismo e a importância da igualdade entre as pessoas, independentemente da cor da pele. A realização do estágio foi dividida em quatro etapas: fundamentação teórico-metodológica, elaboração do projeto didático, regências em sala de aula e elaboração do relatório final. Essa organização proporcionou uma análise crítica do ambiente escolar, permitindo a observação dos aspectos internos e dos fatores externos que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças, bem como, realizar atividades que incentivaram a valorização da identidade, o respeito às diferenças e a promoção da igualdade racial. Ao longo do estágio, foi possível conhecer a realidade da creche, suas práticas pedagógicas, as potencialidades e desafios enfrentados por professores e alunos. Dialogando com os estudos de Guimarães (2006), Duarte (2014), Pimenta e Lima (2017) e alguns aportes da legislação educacional brasileira, essa vivência permitiu compreender a importância do estágio para a formação docente, a relevância do projeto didático enquanto metodologia, fazer reflexões sobre a educação infantil enquanto espaço para o desenvolvimento integral da criança, contemplando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, compreender o papel do professor, os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas instituições públicas de ensino. Dessa forma, o estágio curricular supervisionado na educação infantil se configurou como uma etapa essencial no processo de formação docente, permitindo a articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16363_TB7868_03112025103638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MORGANA BEZERRA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARCELA MORGANA" "autor_email" => "marcelamorganabc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128205 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7868 "inscrito_id" => 16363 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE POTENCIALIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente relato descreve as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, realizado em uma creche de tempo integral da rede pública de ensino no município de São Luís (MA). O estágio curricular, componente obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), teve como principal objetivo o desenvolvimento do projeto didático intitulado “Combate ao Racismo: crianças e a cor da amizade”. A proposta visou promover a valorização da diversidade étnico-racial, o enfrentamento ao racismo e a importância da igualdade entre as pessoas, independentemente da cor da pele. A realização do estágio foi dividida em quatro etapas: fundamentação teórico-metodológica, elaboração do projeto didático, regências em sala de aula e elaboração do relatório final. Essa organização proporcionou uma análise crítica do ambiente escolar, permitindo a observação dos aspectos internos e dos fatores externos que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças, bem como, realizar atividades que incentivaram a valorização da identidade, o respeito às diferenças e a promoção da igualdade racial. Ao longo do estágio, foi possível conhecer a realidade da creche, suas práticas pedagógicas, as potencialidades e desafios enfrentados por professores e alunos. Dialogando com os estudos de Guimarães (2006), Duarte (2014), Pimenta e Lima (2017) e alguns aportes da legislação educacional brasileira, essa vivência permitiu compreender a importância do estágio para a formação docente, a relevância do projeto didático enquanto metodologia, fazer reflexões sobre a educação infantil enquanto espaço para o desenvolvimento integral da criança, contemplando os aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, compreender o papel do professor, os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pelas instituições públicas de ensino. Dessa forma, o estágio curricular supervisionado na educação infantil se configurou como uma etapa essencial no processo de formação docente, permitindo a articulação entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16363_TB7868_03112025103638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MORGANA BEZERRA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARCELA MORGANA" "autor_email" => "marcelamorganabc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }