Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A indústria têxtil vem crescendo significativamente ao longo do tempo, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico. No entanto, o processo de tingimento com corantes químicos tem causado prejuízos ao meio ambiente, principalmente devido à poluição. Esse contexto reforça a necessidade de abordagens educativas que integrem problemas reais da sociedade com conhecimentos científicos, visando à formação de cidadãos conscientes de seu papel para um futuro mais sustentável. Assim, este trabalho objetiva relatar os saberes construídos a partir da elaboração uma sequência didática voltada para a 3ª série do Ensino Médio, articulando conteúdos de Química Orgânica com a problemática ambiental da indústria têxtil. A atividade foi desenvolvida na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química”, ministrada para estudantes do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública piauiense. Adotou-se como referencial teórico-metodológico o de Glen Aikenhead em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e o de Demétrio Delizoicov, que trata dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta pedagógica foi organizada em três etapas: problematização inicial, onde abordaram-se os conhecimentos prévios dos estudantes e a contextualização do tema. Na organização do conhecimento, discutiu-se a tecnologia e a ciência, tais como os compostos orgânicos no tingimento e os processos químicos da produção têxtil. Já na aplicação do conhecimento, destacou-se a tecnologia e a sociedade, com o uso do algodão colorido como alternativa ecológica e a promoção de uma feira de trocas, como proposta de consumo responsável. O planejamento de uma sequência didática voltada para os impactos da indústria têxtil, contribuiu para desenvolver competências e habilidades necessárias à prática docente. Além disso, favoreceu a elaboração de um planejamento de ensino comprometido com a promoção da aprendizagem significativa e da responsabilidade socioambiental no contexto da Educação Básica.

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