CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7876 "inscrito_id" => 15861 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A indústria têxtil vem crescendo significativamente ao longo do tempo, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico. No entanto, o processo de tingimento com corantes químicos tem causado prejuízos ao meio ambiente, principalmente devido à poluição. Esse contexto reforça a necessidade de abordagens educativas que integrem problemas reais da sociedade com conhecimentos científicos, visando à formação de cidadãos conscientes de seu papel para um futuro mais sustentável. Assim, este trabalho objetiva relatar os saberes construídos a partir da elaboração uma sequência didática voltada para a 3ª série do Ensino Médio, articulando conteúdos de Química Orgânica com a problemática ambiental da indústria têxtil. A atividade foi desenvolvida na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química”, ministrada para estudantes do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública piauiense. Adotou-se como referencial teórico-metodológico o de Glen Aikenhead em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e o de Demétrio Delizoicov, que trata dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta pedagógica foi organizada em três etapas: problematização inicial, onde abordaram-se os conhecimentos prévios dos estudantes e a contextualização do tema. Na organização do conhecimento, discutiu-se a tecnologia e a ciência, tais como os compostos orgânicos no tingimento e os processos químicos da produção têxtil. Já na aplicação do conhecimento, destacou-se a tecnologia e a sociedade, com o uso do algodão colorido como alternativa ecológica e a promoção de uma feira de trocas, como proposta de consumo responsável. O planejamento de uma sequência didática voltada para os impactos da indústria têxtil, contribuiu para desenvolver competências e habilidades necessárias à prática docente. Além disso, favoreceu a elaboração de um planejamento de ensino comprometido com a promoção da aprendizagem significativa e da responsabilidade socioambiental no contexto da Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15861_TB7876_10112025233938.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE SOARES XAVIER" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7876 "inscrito_id" => 15861 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDÚSTRIA TÊXTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A indústria têxtil vem crescendo significativamente ao longo do tempo, impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico. No entanto, o processo de tingimento com corantes químicos tem causado prejuízos ao meio ambiente, principalmente devido à poluição. Esse contexto reforça a necessidade de abordagens educativas que integrem problemas reais da sociedade com conhecimentos científicos, visando à formação de cidadãos conscientes de seu papel para um futuro mais sustentável. Assim, este trabalho objetiva relatar os saberes construídos a partir da elaboração uma sequência didática voltada para a 3ª série do Ensino Médio, articulando conteúdos de Química Orgânica com a problemática ambiental da indústria têxtil. A atividade foi desenvolvida na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química”, ministrada para estudantes do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública piauiense. Adotou-se como referencial teórico-metodológico o de Glen Aikenhead em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e o de Demétrio Delizoicov, que trata dos Três Momentos Pedagógicos. A proposta pedagógica foi organizada em três etapas: problematização inicial, onde abordaram-se os conhecimentos prévios dos estudantes e a contextualização do tema. Na organização do conhecimento, discutiu-se a tecnologia e a ciência, tais como os compostos orgânicos no tingimento e os processos químicos da produção têxtil. Já na aplicação do conhecimento, destacou-se a tecnologia e a sociedade, com o uso do algodão colorido como alternativa ecológica e a promoção de uma feira de trocas, como proposta de consumo responsável. O planejamento de uma sequência didática voltada para os impactos da indústria têxtil, contribuiu para desenvolver competências e habilidades necessárias à prática docente. Além disso, favoreceu a elaboração de um planejamento de ensino comprometido com a promoção da aprendizagem significativa e da responsabilidade socioambiental no contexto da Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15861_TB7876_10112025233938.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE SOARES XAVIER" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "layanexavier84@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }