Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE AS MÃOS NÃO FOLHEIAM, OS OLHOS NÃO VEEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA PROMOÇÃO DA LEITURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128215
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7887
    "inscrito_id" => 333
    "titulo" => "O QUE AS MÃOS NÃO FOLHEIAM, OS OLHOS NÃO VEEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA PROMOÇÃO DA LEITURA"
    "resumo" => "O objetivo geral do projeto que gerou esse relato de experiência foi despertar o gosto pela leitura, culminando no resgate das memórias dos participantes. A justificativa para a sua realização repousa, dentre outros elementos, no fato de que crianças e adolescentes, ao se transformarem por meio da leitura, modificam o ambiente em que vivem. Foi desenvolvido junto aos alunos do 8º ano de um colégio militar da cidade de Boa Vista, Roraima, portanto, nas suas dependências, porém as atividades referentes ao planejamento das ações foram concentradas no Instituto Federal de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Foram executadas 05 etapas: i) definição da turma participante, especificamente com os professores responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa; ii) mobilização das turmas do 8º ano e das inscrições, para obtenção do número de participantes, sobretudo para efetivação dos materiais necessários à realização do projeto; iii) realização de 04 encontros, no quais, primeiramente, ocorreu a leitura por um membro da equipe do projeto, intercalando a leitura do texto escolhido com os alunos participantes, seguido de discussão, o que envolveu elencar situações atrativas sobre o texto lido, podendo, inclusive, mobilizar lembranças dos próprios participantes, de acordo com o desenrolar da leitura; iv) realização de 01 encontro, no qual os envolvidos fizeram a leitura de suas memórias, resultantes da produção/elaboração dos materiais para a última etapa; e v) encerramento dos encontros: em murais, foram apresentados os resultados dos encontros realizados ao longo do projeto, acompanhados de fotos, vídeos, imagens e de objetos que tinham relação com os textos trabalhados e as memórias mobilizadas. Percebeu-se, inicialmente, que a turma definida pela escola parceira para participar, no geral, pareceu empolgada. Porém, ao longo dos encontros, observou-se a sua pouca participação. Tal percepção, infelizmente, corrobora os dados na literatura acerca da pouca leitura pela população."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID333_TB7887_30102025235401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Hudson do Vale"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128215
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7887
    "inscrito_id" => 333
    "titulo" => "O QUE AS MÃOS NÃO FOLHEIAM, OS OLHOS NÃO VEEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DA PROMOÇÃO DA LEITURA"
    "resumo" => "O objetivo geral do projeto que gerou esse relato de experiência foi despertar o gosto pela leitura, culminando no resgate das memórias dos participantes. A justificativa para a sua realização repousa, dentre outros elementos, no fato de que crianças e adolescentes, ao se transformarem por meio da leitura, modificam o ambiente em que vivem. Foi desenvolvido junto aos alunos do 8º ano de um colégio militar da cidade de Boa Vista, Roraima, portanto, nas suas dependências, porém as atividades referentes ao planejamento das ações foram concentradas no Instituto Federal de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Foram executadas 05 etapas: i) definição da turma participante, especificamente com os professores responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa; ii) mobilização das turmas do 8º ano e das inscrições, para obtenção do número de participantes, sobretudo para efetivação dos materiais necessários à realização do projeto; iii) realização de 04 encontros, no quais, primeiramente, ocorreu a leitura por um membro da equipe do projeto, intercalando a leitura do texto escolhido com os alunos participantes, seguido de discussão, o que envolveu elencar situações atrativas sobre o texto lido, podendo, inclusive, mobilizar lembranças dos próprios participantes, de acordo com o desenrolar da leitura; iv) realização de 01 encontro, no qual os envolvidos fizeram a leitura de suas memórias, resultantes da produção/elaboração dos materiais para a última etapa; e v) encerramento dos encontros: em murais, foram apresentados os resultados dos encontros realizados ao longo do projeto, acompanhados de fotos, vídeos, imagens e de objetos que tinham relação com os textos trabalhados e as memórias mobilizadas. Percebeu-se, inicialmente, que a turma definida pela escola parceira para participar, no geral, pareceu empolgada. Porém, ao longo dos encontros, observou-se a sua pouca participação. Tal percepção, infelizmente, corrobora os dados na literatura acerca da pouca leitura pela população."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID333_TB7887_30102025235401.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Hudson do Vale"
    "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo geral do projeto que gerou esse relato de experiência foi despertar o gosto pela leitura, culminando no resgate das memórias dos participantes. A justificativa para a sua realização repousa, dentre outros elementos, no fato de que crianças e adolescentes, ao se transformarem por meio da leitura, modificam o ambiente em que vivem. Foi desenvolvido junto aos alunos do 8º ano de um colégio militar da cidade de Boa Vista, Roraima, portanto, nas suas dependências, porém as atividades referentes ao planejamento das ações foram concentradas no Instituto Federal de Roraima (IFRR) / Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Foram executadas 05 etapas: i) definição da turma participante, especificamente com os professores responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa; ii) mobilização das turmas do 8º ano e das inscrições, para obtenção do número de participantes, sobretudo para efetivação dos materiais necessários à realização do projeto; iii) realização de 04 encontros, no quais, primeiramente, ocorreu a leitura por um membro da equipe do projeto, intercalando a leitura do texto escolhido com os alunos participantes, seguido de discussão, o que envolveu elencar situações atrativas sobre o texto lido, podendo, inclusive, mobilizar lembranças dos próprios participantes, de acordo com o desenrolar da leitura; iv) realização de 01 encontro, no qual os envolvidos fizeram a leitura de suas memórias, resultantes da produção/elaboração dos materiais para a última etapa; e v) encerramento dos encontros: em murais, foram apresentados os resultados dos encontros realizados ao longo do projeto, acompanhados de fotos, vídeos, imagens e de objetos que tinham relação com os textos trabalhados e as memórias mobilizadas. Percebeu-se, inicialmente, que a turma definida pela escola parceira para participar, no geral, pareceu empolgada. Porém, ao longo dos encontros, observou-se a sua pouca participação. Tal percepção, infelizmente, corrobora os dados na literatura acerca da pouca leitura pela população.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.