O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PRÁTICAS DOCENTES E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128217 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7889 "inscrito_id" => 2537 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PRÁTICAS DOCENTES E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional tem promovido mudanças significativas nas metodologias de ensino e na ampliação das possibilidades de inclusão. Na Educação Física Escolar, tradicionalmente voltada à prática corporal, o uso das TICs possibilita novas formas de interação com os conteúdos, favorecendo não apenas o engajamento dos estudantes, mas também o atendimento às necessidades específicas de alunos com deficiência. Este estudo, ainda em andamento, tem como objetivo analisar como os professores de Educação Física da 9ª Diretoria Regional de Ensino do Rio Grande do Norte utilizam as TICs em suas aulas, com ênfase no atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A pesquisa tem abordagem quantitativa, com caráter descritivo, e contou com a participação de 10 professores da rede estadual, de ambos os sexos, os quais responderam a um questionário estruturado enviado por meio digital. Os dados revelaram que, embora haja diversidade de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas — como computadores, internet, projetores e plataformas digitais —, o uso desses recursos ainda ocorre de maneira limitada. As principais ferramentas utilizadas são pesquisas na internet, apresentações teóricas e registros audiovisuais. Apenas metade dos professores afirmou ter recebido formação específica para o uso pedagógico das TICs. Quanto ao atendimento de alunos com NEE, os docentes relataram dificuldades relacionadas à escassez de recursos adaptados, à falta de formação continuada e à ausência de suporte institucional. Conclui-se que, embora os professores reconheçam o potencial das TICs para enriquecer as práticas pedagógicas e promover a inclusão, ainda são necessários investimentos estruturais e pedagógicos que possibilitem sua aplicação de forma mais eficaz, equitativa e acessível para todos os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2537_TB7889_29102025221002.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carlos100futuro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128217 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7889 "inscrito_id" => 2537 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PRÁTICAS DOCENTES E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS" "resumo" => "A incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional tem promovido mudanças significativas nas metodologias de ensino e na ampliação das possibilidades de inclusão. Na Educação Física Escolar, tradicionalmente voltada à prática corporal, o uso das TICs possibilita novas formas de interação com os conteúdos, favorecendo não apenas o engajamento dos estudantes, mas também o atendimento às necessidades específicas de alunos com deficiência. Este estudo, ainda em andamento, tem como objetivo analisar como os professores de Educação Física da 9ª Diretoria Regional de Ensino do Rio Grande do Norte utilizam as TICs em suas aulas, com ênfase no atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A pesquisa tem abordagem quantitativa, com caráter descritivo, e contou com a participação de 10 professores da rede estadual, de ambos os sexos, os quais responderam a um questionário estruturado enviado por meio digital. Os dados revelaram que, embora haja diversidade de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas — como computadores, internet, projetores e plataformas digitais —, o uso desses recursos ainda ocorre de maneira limitada. As principais ferramentas utilizadas são pesquisas na internet, apresentações teóricas e registros audiovisuais. Apenas metade dos professores afirmou ter recebido formação específica para o uso pedagógico das TICs. Quanto ao atendimento de alunos com NEE, os docentes relataram dificuldades relacionadas à escassez de recursos adaptados, à falta de formação continuada e à ausência de suporte institucional. Conclui-se que, embora os professores reconheçam o potencial das TICs para enriquecer as práticas pedagógicas e promover a inclusão, ainda são necessários investimentos estruturais e pedagógicos que possibilitem sua aplicação de forma mais eficaz, equitativa e acessível para todos os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2537_TB7889_29102025221002.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carlos100futuro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }