Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS E O LETRAMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E SABERES NA PRODUÇÃO ACADÊMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino das Ciências da Natureza tem passado por inumeras transformações nas últimas décadas e cada vez mais, destaca-se a importância de uma abordagem que vá além da mera transmissão de conteúdos. Nesse cenário, o letramento social surge como uma perspectiva para repensar o processo de ensino e aprendizagem, porque a proposta de um ensino que promova o letramento social implica não apenas na compreensão de conteúdos científicos, mas na inserção ativa e crítica dos sujeitos em práticas. Neste contexto, a pesquisa apoia-se na concepção de letramento de Brian Street (1984), que entende a leitura e a escrita como práticas sociais, historicamente situadas e atravessadas por relações de poder. Também se apoia nos aportes de Magda Soares (2004), que diferencia letramento de alfabetização e destaca seu caráter funcional e social, e de Douglas Kleiman (1995), que evidencia o papel do letramento na constituição de sujeitos críticos. O artigo tem como objetivo realizar um estudo do tipo estado da arte sobre produções acadêmicas que abordam o ensino das Ciências da Natureza a partir da perspectiva do letramento social. O período de publicação teve a delimitação entre 2014 e 2024, as bases de dados consultadas foram, SciELO, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/CAPES) e Portal de Periódicos CAPES, e o tipo de material selecionado foram os artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado diretamente relacionados à temática. A análise do material selecionado nos mostrou a existência de um número crescente de produções acadêmicas que focam no ensino das Ciências da Natureza em diálogo com práticas sociais, embora poucos utilizando o termo "letramento social". Muitas dessas produções adotam perspectivas interdisciplinares, fundamentadas na ideia de que o ensino de ciências deve contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade.

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