ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA ADOTADOS PELA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128220 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7901 "inscrito_id" => 16081 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA ADOTADOS PELA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA" "resumo" => "O livro didático é um recurso fundamental no ambiente educacional, pois desempenha um papel central na organização dos conteúdos e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Ele estrutura os temas de forma acessível e sistematizada, facilitando o entendimento dos estudantes e servindo como fonte confiável de informações para o planejamento pedagógico dos professores. A área da Biologia Evolutiva foi escolhida por constituir uma das bases fundamentais da biologia, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão científica baseada em evidências. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise crítica de livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio em escolas da rede estadual de Chapadinha-MA, com foco na abordagem do conteúdo relacionado à Evolução. Buscou-se verificar se os materiais estão atualizados conforme o período de sua publicação, bem como identificar possíveis lacunas, avanços e adequações às diretrizes curriculares vigentes. A análise permitiu observar como os livros apresentam o tema evolução e quais elementos contribuem ou dificultam o ensino eficaz desse conteúdo. Conclui-se que o ensino de biologia evolutiva, quando amparado por materiais didáticos de qualidade, é essencial não apenas para a formação acadêmica, mas também para a construção de cidadãos críticos, conscientes e preparados para compreender os desafios do mundo contemporâneo. Constatou-se que, embora os materiais analisados abordem os principais conceitos da teoria evolutiva, ainda há limitações quanto à atualização conceitual, à contextualização com situações do cotidiano e à exploração de aspectos interdisciplinares. Além disso, a abordagem, por vezes excessivamente simplificada ou desconectada de debates contemporâneos, pode comprometer o desenvolvimento do pensamento científico crítico entre os estudantes. Assim, conclui-se que o ensino de biologia evolutiva requer não apenas a presença do tema nos livros didáticos, mas também uma apresentação que estimule a argumentação, o questionamento e o diálogo com outras áreas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16081_TB7901_30102025205420.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE NEVES BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELLE NEVES" "autor_email" => "marcelle.barbosa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128220 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7901 "inscrito_id" => 16081 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA ADOTADOS PELA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM CHAPADINHA-MA" "resumo" => "O livro didático é um recurso fundamental no ambiente educacional, pois desempenha um papel central na organização dos conteúdos e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Ele estrutura os temas de forma acessível e sistematizada, facilitando o entendimento dos estudantes e servindo como fonte confiável de informações para o planejamento pedagógico dos professores. A área da Biologia Evolutiva foi escolhida por constituir uma das bases fundamentais da biologia, essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão científica baseada em evidências. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise crítica de livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio em escolas da rede estadual de Chapadinha-MA, com foco na abordagem do conteúdo relacionado à Evolução. Buscou-se verificar se os materiais estão atualizados conforme o período de sua publicação, bem como identificar possíveis lacunas, avanços e adequações às diretrizes curriculares vigentes. A análise permitiu observar como os livros apresentam o tema evolução e quais elementos contribuem ou dificultam o ensino eficaz desse conteúdo. Conclui-se que o ensino de biologia evolutiva, quando amparado por materiais didáticos de qualidade, é essencial não apenas para a formação acadêmica, mas também para a construção de cidadãos críticos, conscientes e preparados para compreender os desafios do mundo contemporâneo. Constatou-se que, embora os materiais analisados abordem os principais conceitos da teoria evolutiva, ainda há limitações quanto à atualização conceitual, à contextualização com situações do cotidiano e à exploração de aspectos interdisciplinares. Além disso, a abordagem, por vezes excessivamente simplificada ou desconectada de debates contemporâneos, pode comprometer o desenvolvimento do pensamento científico crítico entre os estudantes. Assim, conclui-se que o ensino de biologia evolutiva requer não apenas a presença do tema nos livros didáticos, mas também uma apresentação que estimule a argumentação, o questionamento e o diálogo com outras áreas do conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16081_TB7901_30102025205420.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLE NEVES BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCELLE NEVES" "autor_email" => "marcelle.barbosa@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }