Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE GEOPLANOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM, EM PARINTINS, AMAZONAS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7905
    "inscrito_id" => 16725
    "titulo" => "O USO DE GEOPLANOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM, EM PARINTINS, AMAZONAS."
    "resumo" => "O ensino da matemática pode usar os geoplanos no estudo da geometria, envolvendo o cálculo de perímetro e figuras simétricas, de forma a facilitar no aluno o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial. Assim, o uso dos geoplanos em sala de aula foi pensado a partir de um projeto como alternativa para o ensino da matemática de forma lúdica e criativa. O objetivo geral do projeto foi verificar o processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de geoplanos com alunos do ensino fundamental, na escola estadual Gentil Belém. Dentre os objetivos específicos destacou-se a seleção de modelos de geoplanos para confeccioná-los com materiais recicláveis; a testagem dos modelos em sala de aula; a observação da aprendizagem, relacionando a teoria com a prática, a partir da aplicação de questionários com alunos de 6° e 7° ano do ensino fundamental. A metodologia usada para desenvolver o projeto foi dividida em três etapas: separação dos materiais reciclados necessários para a construção dos geoplanos, montagem em sala pelos alunos e aplicação de questionário para testar a aprendizagem. Após os geoplanos prontos, os alunos testaram várias formas geométricas usando elásticos coloridos e pode-se perceber o interesse pelo projeto, pois 88% dos alunos afirmaram gostar de construir os geoplanos, justificando que aprenderam mais e com maior facilidade. Os alunos conseguiram relacionar a teoria com a prática, assimilando o conteúdo de uma forma mais dinâmica e criativa, com o alcance da aprendizagem no ensino da matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16725_TB7905_10112025204101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINELE PEREIRA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CINELE"
    "autor_email" => "cinelemachado1968@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128221
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7905
    "inscrito_id" => 16725
    "titulo" => "O USO DE GEOPLANOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NA ESCOLA ESTADUAL GENTIL BELÉM, EM PARINTINS, AMAZONAS."
    "resumo" => "O ensino da matemática pode usar os geoplanos no estudo da geometria, envolvendo o cálculo de perímetro e figuras simétricas, de forma a facilitar no aluno o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial. Assim, o uso dos geoplanos em sala de aula foi pensado a partir de um projeto como alternativa para o ensino da matemática de forma lúdica e criativa. O objetivo geral do projeto foi verificar o processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de geoplanos com alunos do ensino fundamental, na escola estadual Gentil Belém. Dentre os objetivos específicos destacou-se a seleção de modelos de geoplanos para confeccioná-los com materiais recicláveis; a testagem dos modelos em sala de aula; a observação da aprendizagem, relacionando a teoria com a prática, a partir da aplicação de questionários com alunos de 6° e 7° ano do ensino fundamental. A metodologia usada para desenvolver o projeto foi dividida em três etapas: separação dos materiais reciclados necessários para a construção dos geoplanos, montagem em sala pelos alunos e aplicação de questionário para testar a aprendizagem. Após os geoplanos prontos, os alunos testaram várias formas geométricas usando elásticos coloridos e pode-se perceber o interesse pelo projeto, pois 88% dos alunos afirmaram gostar de construir os geoplanos, justificando que aprenderam mais e com maior facilidade. Os alunos conseguiram relacionar a teoria com a prática, assimilando o conteúdo de uma forma mais dinâmica e criativa, com o alcance da aprendizagem no ensino da matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16725_TB7905_10112025204101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINELE PEREIRA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "CINELE"
    "autor_email" => "cinelemachado1968@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino da matemática pode usar os geoplanos no estudo da geometria, envolvendo o cálculo de perímetro e figuras simétricas, de forma a facilitar no aluno o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial. Assim, o uso dos geoplanos em sala de aula foi pensado a partir de um projeto como alternativa para o ensino da matemática de forma lúdica e criativa. O objetivo geral do projeto foi verificar o processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de geoplanos com alunos do ensino fundamental, na escola estadual Gentil Belém. Dentre os objetivos específicos destacou-se a seleção de modelos de geoplanos para confeccioná-los com materiais recicláveis; a testagem dos modelos em sala de aula; a observação da aprendizagem, relacionando a teoria com a prática, a partir da aplicação de questionários com alunos de 6° e 7° ano do ensino fundamental. A metodologia usada para desenvolver o projeto foi dividida em três etapas: separação dos materiais reciclados necessários para a construção dos geoplanos, montagem em sala pelos alunos e aplicação de questionário para testar a aprendizagem. Após os geoplanos prontos, os alunos testaram várias formas geométricas usando elásticos coloridos e pode-se perceber o interesse pelo projeto, pois 88% dos alunos afirmaram gostar de construir os geoplanos, justificando que aprenderam mais e com maior facilidade. Os alunos conseguiram relacionar a teoria com a prática, assimilando o conteúdo de uma forma mais dinâmica e criativa, com o alcance da aprendizagem no ensino da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.