DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL, PARA PROMOÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO DE ALUNOS COM TEA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7911 "inscrito_id" => 16142 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL, PARA PROMOÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO DE ALUNOS COM TEA." "resumo" => "O uso da realidade aumentada no ensino contribui para melhorar o rendimento escolar, ao tornar o processo mais atrativo e acolhedor. A implementação de práticas educativas inovadoras, com foco em metodologias dinâmicas e inclusivas, tornou-se essencial para ampliar as oportunidades de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao proporcionar vivências educacionais que promovem a integração do aluno em sala de aula. Tendo em vista essa realidade, este projeto visa o desenvolvimento de um óculos de realidade virtual de baixo custo que promova a inclusão de alunos com TEA por meio da utilização da realidade virtual para a aplicação imersiva de conteúdos. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional, em Mogeiro-PB. O modelo de óculos de realidade virtual foi modelado em 3D no software Inventor. A estrutura dos óculos foi cuidadosamente pensada para atender às necessidades dos alunos com TEA: possuindo formato arredondado e cores neutras que evitam desconfortos sensoriais. O modelo é produzido por meio de filamento de impressão 3D de garrafa PET, o que reduziu significativamente seu custo. Inicialmente, o modelo foi implantado na escola através de oficinas educacionais que trabalhavam com a temática de biodiversidade e biomas brasileiros. Através da utilização do óculos, os estudantes puderam conhecer diversos ambientes naturais e espécies de animais da fauna e flora brasileira, promovendo uma verdadeira imersão nos conteúdos aplicados em sala. Após a implementação desta metodologia, entrevistas com os docentes beneficiados pela ferramenta apontam para uma maior satisfação dos professores, ao relatarem que construíram aulas mais dinâmicas e atrativas com o uso do óculos. Os profissionais também apontaram que a criação deste recurso tecnológico, acessível e sustentável, promoveu a inclusão e integração dos alunos com TEA em sala de aula, construindo uma educação mais equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16142_TB7911_30102025123652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.regis@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7911 "inscrito_id" => 16142 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL, PARA PROMOÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO DE ALUNOS COM TEA." "resumo" => "O uso da realidade aumentada no ensino contribui para melhorar o rendimento escolar, ao tornar o processo mais atrativo e acolhedor. A implementação de práticas educativas inovadoras, com foco em metodologias dinâmicas e inclusivas, tornou-se essencial para ampliar as oportunidades de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao proporcionar vivências educacionais que promovem a integração do aluno em sala de aula. Tendo em vista essa realidade, este projeto visa o desenvolvimento de um óculos de realidade virtual de baixo custo que promova a inclusão de alunos com TEA por meio da utilização da realidade virtual para a aplicação imersiva de conteúdos. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional, em Mogeiro-PB. O modelo de óculos de realidade virtual foi modelado em 3D no software Inventor. A estrutura dos óculos foi cuidadosamente pensada para atender às necessidades dos alunos com TEA: possuindo formato arredondado e cores neutras que evitam desconfortos sensoriais. O modelo é produzido por meio de filamento de impressão 3D de garrafa PET, o que reduziu significativamente seu custo. Inicialmente, o modelo foi implantado na escola através de oficinas educacionais que trabalhavam com a temática de biodiversidade e biomas brasileiros. Através da utilização do óculos, os estudantes puderam conhecer diversos ambientes naturais e espécies de animais da fauna e flora brasileira, promovendo uma verdadeira imersão nos conteúdos aplicados em sala. Após a implementação desta metodologia, entrevistas com os docentes beneficiados pela ferramenta apontam para uma maior satisfação dos professores, ao relatarem que construíram aulas mais dinâmicas e atrativas com o uso do óculos. Os profissionais também apontaram que a criação deste recurso tecnológico, acessível e sustentável, promoveu a inclusão e integração dos alunos com TEA em sala de aula, construindo uma educação mais equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16142_TB7911_30102025123652.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gabriel.regis@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }