Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL, PARA PROMOÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO DE ALUNOS COM TEA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O uso da realidade aumentada no ensino contribui para melhorar o rendimento escolar, ao tornar o processo mais atrativo e acolhedor. A implementação de práticas educativas inovadoras, com foco em metodologias dinâmicas e inclusivas, tornou-se essencial para ampliar as oportunidades de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ao proporcionar vivências educacionais que promovem a integração do aluno em sala de aula. Tendo em vista essa realidade, este projeto visa o desenvolvimento de um óculos de realidade virtual de baixo custo que promova a inclusão de alunos com TEA por meio da utilização da realidade virtual para a aplicação imersiva de conteúdos. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo, através do LISE – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional, em Mogeiro-PB. O modelo de óculos de realidade virtual foi modelado em 3D no software Inventor. A estrutura dos óculos foi cuidadosamente pensada para atender às necessidades dos alunos com TEA: possuindo formato arredondado e cores neutras que evitam desconfortos sensoriais. O modelo é produzido por meio de filamento de impressão 3D de garrafa PET, o que reduziu significativamente seu custo. Inicialmente, o modelo foi implantado na escola através de oficinas educacionais que trabalhavam com a temática de biodiversidade e biomas brasileiros. Através da utilização do óculos, os estudantes puderam conhecer diversos ambientes naturais e espécies de animais da fauna e flora brasileira, promovendo uma verdadeira imersão nos conteúdos aplicados em sala. Após a implementação desta metodologia, entrevistas com os docentes beneficiados pela ferramenta apontam para uma maior satisfação dos professores, ao relatarem que construíram aulas mais dinâmicas e atrativas com o uso do óculos. Os profissionais também apontaram que a criação deste recurso tecnológico, acessível e sustentável, promoveu a inclusão e integração dos alunos com TEA em sala de aula, construindo uma educação mais equitativa.

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