Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A AÇÃO DOCENTE: OLHARES SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como o Programa de Residência Pedagógica (PRP), potencializou as ações educacionais e no fortalecimento da relação entre teoria e prática na formação do Pedagogo. O PRP como uma política de formação docente, iniciou em 2018 e desenvolveu três edições com duração de 18 meses cada e, dentre outros objetivos, buscou qualificar a experiência docente por meio da imersão em contextos reais de ensino, proporcionando aos residentes (licenciandos) a oportunidade de refletir sobre metodologias, estratégias didáticas e desafios da profissão (Brasil, 2018). O embasamento teórico foi pautado em autores como: Freire (1996), Libâneo (1991), Villani (1997) Souza (2006) Schon (1983) entre outros. Para alcançar o objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, no período de novembro de 2022 e maio de 2023, a partir de reuniões e formações, com o recorte de três formações com os estudantes que participaram do programa do núcleo de Alfabetização do Campus III da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Os resultados obtidos apontam que a participação no programa contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências pedagógicas, aprimorando a atuação docente.

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