Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE: O CORDEL INTEGRADO AOS JOGOS TEATRAIS EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128229
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7927
    "inscrito_id" => 16601
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE: O CORDEL INTEGRADO AOS JOGOS TEATRAIS EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o cordel integrado aos jogos teatrais: uma experiência entre língua portuguesa e arte com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. Foi estabelecido como objetivo geral investigar como a literatura de cordel integrada aos jogos teatrais pode ser experienciada como prática de linguagem e artística em uma turma de estudantes do 2º ano e, como específicos, impulsionar a leitura, escrita e oralidade, promover a interdisciplinaridade através do desenvolvimento dos jogos teatrais no contexto escolar, bem como criar um material didático que poderá ser utilizado por outra (o)s educadora (e)s na Escola Básica. Esta pesquisa teve início a partir do interesse em conhecer de forma mais efetiva expressões da cultura popular tradicional através da arte que envolve o cordel, bem como do desejo de experienciar em sala de aula a relação entre cordel, arte, oralidade, leitura e escrita. Atualmente, percebi que embora o fortalecimento da literatura de cordel através dos documentos norteadores da educação, infelizmente ainda perdura nas instituições de ensino um conhecimento escasso relacionado à literatura popular. O trajeto metodológico adotado apoia-se na abordagem qualitativa por meio de pesquisa em arte aplicada à educação, bibliográfica, além da pesquisa de campo, cuja coleta de dados se fez através de registros fotográficos, gravações de vídeo e diário de bordo. Entrelaçando principalmente as ideias de Dewey (2010), Japiassu (1998), Melo (2020) e Soares (2018), novas possibilidades de aprendizagem foram instigadas/construídas por meio da integração do cordel aos jogos teatrais, trazendo o corpo em movimento para potencializar o ouvir, o falar e a leitura no contexto de sala de aula, propiciando a criação do material didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16601_TB7927_30102025224349.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SAMPAIO PAULA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinesampaiopaula5807@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128229
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7927
    "inscrito_id" => 16601
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE: O CORDEL INTEGRADO AOS JOGOS TEATRAIS EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o cordel integrado aos jogos teatrais: uma experiência entre língua portuguesa e arte com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. Foi estabelecido como objetivo geral investigar como a literatura de cordel integrada aos jogos teatrais pode ser experienciada como prática de linguagem e artística em uma turma de estudantes do 2º ano e, como específicos, impulsionar a leitura, escrita e oralidade, promover a interdisciplinaridade através do desenvolvimento dos jogos teatrais no contexto escolar, bem como criar um material didático que poderá ser utilizado por outra (o)s educadora (e)s na Escola Básica. Esta pesquisa teve início a partir do interesse em conhecer de forma mais efetiva expressões da cultura popular tradicional através da arte que envolve o cordel, bem como do desejo de experienciar em sala de aula a relação entre cordel, arte, oralidade, leitura e escrita. Atualmente, percebi que embora o fortalecimento da literatura de cordel através dos documentos norteadores da educação, infelizmente ainda perdura nas instituições de ensino um conhecimento escasso relacionado à literatura popular. O trajeto metodológico adotado apoia-se na abordagem qualitativa por meio de pesquisa em arte aplicada à educação, bibliográfica, além da pesquisa de campo, cuja coleta de dados se fez através de registros fotográficos, gravações de vídeo e diário de bordo. Entrelaçando principalmente as ideias de Dewey (2010), Japiassu (1998), Melo (2020) e Soares (2018), novas possibilidades de aprendizagem foram instigadas/construídas por meio da integração do cordel aos jogos teatrais, trazendo o corpo em movimento para potencializar o ouvir, o falar e a leitura no contexto de sala de aula, propiciando a criação do material didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16601_TB7927_30102025224349.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SAMPAIO PAULA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinesampaiopaula5807@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o cordel integrado aos jogos teatrais: uma experiência entre língua portuguesa e arte com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I. Foi estabelecido como objetivo geral investigar como a literatura de cordel integrada aos jogos teatrais pode ser experienciada como prática de linguagem e artística em uma turma de estudantes do 2º ano e, como específicos, impulsionar a leitura, escrita e oralidade, promover a interdisciplinaridade através do desenvolvimento dos jogos teatrais no contexto escolar, bem como criar um material didático que poderá ser utilizado por outra (o)s educadora (e)s na Escola Básica. Esta pesquisa teve início a partir do interesse em conhecer de forma mais efetiva expressões da cultura popular tradicional através da arte que envolve o cordel, bem como do desejo de experienciar em sala de aula a relação entre cordel, arte, oralidade, leitura e escrita. Atualmente, percebi que embora o fortalecimento da literatura de cordel através dos documentos norteadores da educação, infelizmente ainda perdura nas instituições de ensino um conhecimento escasso relacionado à literatura popular. O trajeto metodológico adotado apoia-se na abordagem qualitativa por meio de pesquisa em arte aplicada à educação, bibliográfica, além da pesquisa de campo, cuja coleta de dados se fez através de registros fotográficos, gravações de vídeo e diário de bordo. Entrelaçando principalmente as ideias de Dewey (2010), Japiassu (1998), Melo (2020) e Soares (2018), novas possibilidades de aprendizagem foram instigadas/construídas por meio da integração do cordel aos jogos teatrais, trazendo o corpo em movimento para potencializar o ouvir, o falar e a leitura no contexto de sala de aula, propiciando a criação do material didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.