ESTUDO DO GÊNERO NO BRASIL: ABORDAGENS TEÓRICAS, DESAFIOS SOCIAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128231 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7930 "inscrito_id" => 16185 "titulo" => "ESTUDO DO GÊNERO NO BRASIL: ABORDAGENS TEÓRICAS, DESAFIOS SOCIAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS." "resumo" => "Os estudos de gênero no Brasil consolidaram-se como um campo interdisciplinar essencial para analisar as construções sociais das identidades e as desigualdades interseccionais, articulando gênero, raça e classe. Este trabalho examina a trajetória histórica desse campo, desde sua emergência nos movimentos feministas e LGBTQIA+ durante a redemocratização até seus desdobramentos contemporâneos, destacando contribuições teóricas de autoras como Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Guacira Lopes Louro. Metodologicamente, baseia-se em revisão bibliográfica crítica e análise de políticas públicas, como a Lei Maria da Penha (2006) e a criminalização do feminicídio (2015), que refletem a influência acadêmica na transformação social. Os resultados evidenciam avanços significativos, como a ampliação de direitos e a visibilidade de pautas interseccionais, mas também desafios persistentes: violência de gênero (1.463 feminicídios em 2022), disparidade salarial (mulheres negras ganham 44% menos que homens brancos) e a resistência conservadora, que tenta restringir debates sobre gênero na educação. Conclui-se que, embora os estudos de gênero tenham impulsionado mudanças estruturais, sua consolidação exige enfrentar discursos antiigualitários e ampliar pesquisas sobre tecnologias, identidades não binárias e educação inclusiva, reforçando seu papel na construção de uma sociedade equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16185_TB7930_30102025223347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLYANNE FERNANDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "WESLLYANNE" "autor_email" => "wesllyanne.f@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128231 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7930 "inscrito_id" => 16185 "titulo" => "ESTUDO DO GÊNERO NO BRASIL: ABORDAGENS TEÓRICAS, DESAFIOS SOCIAIS E PERSPECTIVAS FUTURAS." "resumo" => "Os estudos de gênero no Brasil consolidaram-se como um campo interdisciplinar essencial para analisar as construções sociais das identidades e as desigualdades interseccionais, articulando gênero, raça e classe. Este trabalho examina a trajetória histórica desse campo, desde sua emergência nos movimentos feministas e LGBTQIA+ durante a redemocratização até seus desdobramentos contemporâneos, destacando contribuições teóricas de autoras como Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Guacira Lopes Louro. Metodologicamente, baseia-se em revisão bibliográfica crítica e análise de políticas públicas, como a Lei Maria da Penha (2006) e a criminalização do feminicídio (2015), que refletem a influência acadêmica na transformação social. Os resultados evidenciam avanços significativos, como a ampliação de direitos e a visibilidade de pautas interseccionais, mas também desafios persistentes: violência de gênero (1.463 feminicídios em 2022), disparidade salarial (mulheres negras ganham 44% menos que homens brancos) e a resistência conservadora, que tenta restringir debates sobre gênero na educação. Conclui-se que, embora os estudos de gênero tenham impulsionado mudanças estruturais, sua consolidação exige enfrentar discursos antiigualitários e ampliar pesquisas sobre tecnologias, identidades não binárias e educação inclusiva, reforçando seu papel na construção de uma sociedade equitativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16185_TB7930_30102025223347.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLYANNE FERNANDES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "WESLLYANNE" "autor_email" => "wesllyanne.f@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }