WORDBOX SÈRIE DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS COM TEA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128235 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7944 "inscrito_id" => 16147 "titulo" => "WORDBOX SÈRIE DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS COM TEA" "resumo" => "O transtorno do espectro autista (TEA) é uma deficiência neurológica caracterizada por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. No âmbito educacional crianças que possuem tais dificuldades possuem barreiras que impossibilitam a aprendizagem de assuntos passados em sala de aula. Neste contexto, o trabalho objetiva o desenvolvimento de jogos para a promoção de integração de alunos com Transtorno do Espectro Autista dentro de sala de aula. O estudo foi feito em Mogeiro-PB na escola EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo através do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE). Inicialmente foram elaborados e aplicados questionários semi-estruturados, com professores da rede municipal, que trabalham com crianças autistas. Os dados foram analisados por meio de porcentagem simples. Segundo os professores Atenção,Percepção,Coordenação Motora e Comunicação Verbal e não Verbal, estão entre as principais dificuldades dos professores em promover a integração e o desenvolvimento de atividades para os alunos. Com base nesses resultados, foram desenvolvidos uma série de jogos de cartas chamada WordBOx. Diante dos desafios enfrentados por professores no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciados pelas dificuldades em atenção, percepção, coordenação motora e comunicação, o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas adaptadas torna-se essencial. A criação da série de jogos de cards WordBox representa uma resposta prática e inovadora a essas demandas, promovendo a integração e o engajamento desses estudantes no ambiente escolar. Assim, a utilização de recursos lúdicos se mostra uma estratégia eficaz para apoiar o processo de aprendizagem e inclusão, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da educação ofertada a crianças com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16147_TB7944_30102025231246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASON IVANILDO GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JASON Silva" "autor_email" => "jasonsix02@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128235 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7944 "inscrito_id" => 16147 "titulo" => "WORDBOX SÈRIE DE JOGOS EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS COM TEA" "resumo" => "O transtorno do espectro autista (TEA) é uma deficiência neurológica caracterizada por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. No âmbito educacional crianças que possuem tais dificuldades possuem barreiras que impossibilitam a aprendizagem de assuntos passados em sala de aula. Neste contexto, o trabalho objetiva o desenvolvimento de jogos para a promoção de integração de alunos com Transtorno do Espectro Autista dentro de sala de aula. O estudo foi feito em Mogeiro-PB na escola EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo através do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE). Inicialmente foram elaborados e aplicados questionários semi-estruturados, com professores da rede municipal, que trabalham com crianças autistas. Os dados foram analisados por meio de porcentagem simples. Segundo os professores Atenção,Percepção,Coordenação Motora e Comunicação Verbal e não Verbal, estão entre as principais dificuldades dos professores em promover a integração e o desenvolvimento de atividades para os alunos. Com base nesses resultados, foram desenvolvidos uma série de jogos de cartas chamada WordBOx. Diante dos desafios enfrentados por professores no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), evidenciados pelas dificuldades em atenção, percepção, coordenação motora e comunicação, o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas adaptadas torna-se essencial. A criação da série de jogos de cards WordBox representa uma resposta prática e inovadora a essas demandas, promovendo a integração e o engajamento desses estudantes no ambiente escolar. Assim, a utilização de recursos lúdicos se mostra uma estratégia eficaz para apoiar o processo de aprendizagem e inclusão, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da educação ofertada a crianças com TEA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16147_TB7944_30102025231246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JASON IVANILDO GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JASON Silva" "autor_email" => "jasonsix02@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }