DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATO DE EDUCAR E CUIDAR ENTRELAÇADOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7951 "inscrito_id" => 15516 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATO DE EDUCAR E CUIDAR ENTRELAÇADOS" "resumo" => "A Educação Infantil tem uma longa história no Brasil, visto que nos últimos anos se tornou direito da criança, dever da família e do estado. essa mesma fase de acordo com a neurociência é um processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social; Nesse contexto, a primeira etapa da educação básica é vista dentro de instituições com espaço educativo para estímulos e interações. No entanto, o presente artigo tem como principal análise a importância do desenvolvimento na educação infantil tendo como partido o ato de educar e cuidar com princípios iniciais. Como objetivos específicos: I - Analisar os principais teóricos do desenvolvimento infantil ; II - Verificar o papel do professor dentro desse desenvolvimento; III - compreender a criança como protagonista; IV - Discutir os métodos utilizados pelo professor em sala. A Questão-norteadora foi: Como o ato de cuidar e educar estão entrelaçados e não podem ser indissociáveis para o desenvolvimento infantil? Este trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica como metodologia principal. Para tanto, foram consultadas fontes diversas, artigos científicos, livros, utilizando como embasamento teórico o documento de Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas-BA, Vygotsky (1978), Piaget (1973), entre outros. Ao decorrer da pesquisa percebe-se que o professor e o espaço educativo promovem transformações que trazem avanços na educação infantil. Em linhas finais, da produção deste artigo, constatou-se a importância da primeira etapa da educação básica para o desenvolvimento infantil, partindo do papel fundamental que o professor e a escola desempenham nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15516_TB7951_15102025173809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VITORIA SOUZA DE MATOS" "autor_nome_curto" => "Vitoria" "autor_email" => "vitoriasouzamatos17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7951 "inscrito_id" => 15516 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ATO DE EDUCAR E CUIDAR ENTRELAÇADOS" "resumo" => "A Educação Infantil tem uma longa história no Brasil, visto que nos últimos anos se tornou direito da criança, dever da família e do estado. essa mesma fase de acordo com a neurociência é um processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social; Nesse contexto, a primeira etapa da educação básica é vista dentro de instituições com espaço educativo para estímulos e interações. No entanto, o presente artigo tem como principal análise a importância do desenvolvimento na educação infantil tendo como partido o ato de educar e cuidar com princípios iniciais. Como objetivos específicos: I - Analisar os principais teóricos do desenvolvimento infantil ; II - Verificar o papel do professor dentro desse desenvolvimento; III - compreender a criança como protagonista; IV - Discutir os métodos utilizados pelo professor em sala. A Questão-norteadora foi: Como o ato de cuidar e educar estão entrelaçados e não podem ser indissociáveis para o desenvolvimento infantil? Este trabalho utilizou a pesquisa bibliográfica como metodologia principal. Para tanto, foram consultadas fontes diversas, artigos científicos, livros, utilizando como embasamento teórico o documento de Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas-BA, Vygotsky (1978), Piaget (1973), entre outros. Ao decorrer da pesquisa percebe-se que o professor e o espaço educativo promovem transformações que trazem avanços na educação infantil. Em linhas finais, da produção deste artigo, constatou-se a importância da primeira etapa da educação básica para o desenvolvimento infantil, partindo do papel fundamental que o professor e a escola desempenham nesse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15516_TB7951_15102025173809.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA VITORIA SOUZA DE MATOS" "autor_nome_curto" => "Vitoria" "autor_email" => "vitoriasouzamatos17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }