O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ACADÊMICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EDUCAÇÃO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7955 "inscrito_id" => 14906 "titulo" => "O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ACADÊMICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => "O Serviço de Orientação ao Acadêmico - SOA busca acolher, apoiar e monitorar a aprendizagem dos discentes que ingressam na Educação Superior, assim como, idealizar ações inovadoras para reduzir a evasão, problemas de aprendizagem, garantindo as leis relacionadas as inclusão sejam cumpridas. A partir disso, esta pesquisa busca analisar as práticas realizadas pelo Serviço de Orientação ao Acadêmico de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Florianópolis/SC no ano de 2025. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada no estudo de caso e na registros feitos pelo setor durante o período verificado. A análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi permitirá a unitarização, a categorização e a construção de um metatexto que incluirá os achados da pesquisa. Dentre os resultados destacar-se-á a importância do levantamento de dificuldades, transtornos e deficiências apresentadas pelos discentes, instituição de um Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e construção de uma política de inclusão para s garantia de direitos e apoio nos processos inclusivos e de adaptações necessárias, assim como, estratégias de acompanhamento dos estudantes para diminuição da evasão. Também enfatizar-se-á os desafios do Serviço de Orientação ao Acadêmico, como a carga horária reduzida da professora para atuar nesse setor, a falta de dados anteriores ao período analisado e a limitação do sistema acadêmico utilizado. Como pesquisas futuras sugere-se o estudo do impacto do Serviço de Orientação ao Acadêmico e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade na vida acadêmica dos discentes da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14906_TB7955_22102025105446.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE BONOTTO SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gabybonotto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA (FMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128239 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7955 "inscrito_id" => 14906 "titulo" => "O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ACADÊMICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => "O Serviço de Orientação ao Acadêmico - SOA busca acolher, apoiar e monitorar a aprendizagem dos discentes que ingressam na Educação Superior, assim como, idealizar ações inovadoras para reduzir a evasão, problemas de aprendizagem, garantindo as leis relacionadas as inclusão sejam cumpridas. A partir disso, esta pesquisa busca analisar as práticas realizadas pelo Serviço de Orientação ao Acadêmico de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Florianópolis/SC no ano de 2025. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada no estudo de caso e na registros feitos pelo setor durante o período verificado. A análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi permitirá a unitarização, a categorização e a construção de um metatexto que incluirá os achados da pesquisa. Dentre os resultados destacar-se-á a importância do levantamento de dificuldades, transtornos e deficiências apresentadas pelos discentes, instituição de um Núcleo de Inclusão e Acessibilidade e construção de uma política de inclusão para s garantia de direitos e apoio nos processos inclusivos e de adaptações necessárias, assim como, estratégias de acompanhamento dos estudantes para diminuição da evasão. Também enfatizar-se-á os desafios do Serviço de Orientação ao Acadêmico, como a carga horária reduzida da professora para atuar nesse setor, a falta de dados anteriores ao período analisado e a limitação do sistema acadêmico utilizado. Como pesquisas futuras sugere-se o estudo do impacto do Serviço de Orientação ao Acadêmico e o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade na vida acadêmica dos discentes da instituição." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14906_TB7955_22102025105446.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE BONOTTO SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gabybonotto@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA (FMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }