METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128250 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7975 "inscrito_id" => 11796 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA" "resumo" => "A prática do ensino é permeada por diversas mudanças que surgem com o passar dos anos, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a análise das novas propostas de ensino e a eficácia de cada uma torna-se essencial para facilitar a construção de uma educação completa. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica das metodologias de ensino de genética na Educação Básica, objetivando compreender quais práticas pedagógicas têm sido adotadas e avaliar a eficiência no processo de aprendizagem identificando as estratégias que favoreçam a assimilação de conteúdos genéticos, promovam a alfabetização científica e estimulem o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Fundamentando-se nos aportes teórico-metodológicos de autores como Sasseron e Carvalho (2011), Diniz, Barros e Jorge (2023) e Moran (2018), este estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática de literatura, selecionado artigos das bases de dados Scielo, Redalyc, Google Acadêmico e os Anais do CONEDU, considerando o recorte temporal entre os anos de 2016 a 2025. Ao total foram selecionados 30 trabalhos, organizados em categorias temáticas como jogos didáticos, abordagens contextuais e socioculturais, aulas práticas, sequências didáticas, recursos tecnológicos, modelos didáticos e mapas mentais. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias lúdicas, onde os alunos atuam de forma ativa na construção do conhecimento, são mecanismos que favorecem a assimilação de conteúdos como ciclo celular, leis de Mendel e hereditariedade, além de aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, o estudo aponta as fragilidades que podem ser problemáticas para a implementação das metodologias citadas, sendo elas a estrutura escolar e a formação docente. Conclui-se que a diversificação metodológica, aliada a uma práxis docente reflexiva e fundamentada, é essencial para superar os obstáculos do ensino tradicional e promover um ensino de Genética mais eficaz e significativo, ampliando assim, o conhecimento dos discentes na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11796_TB7975_15102025152805.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN CARLOS SARMENTO" "autor_nome_curto" => "RYAN CARLOS" "autor_email" => "ryancarlosjjk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128250 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7975 "inscrito_id" => 11796 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA" "resumo" => "A prática do ensino é permeada por diversas mudanças que surgem com o passar dos anos, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a análise das novas propostas de ensino e a eficácia de cada uma torna-se essencial para facilitar a construção de uma educação completa. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica das metodologias de ensino de genética na Educação Básica, objetivando compreender quais práticas pedagógicas têm sido adotadas e avaliar a eficiência no processo de aprendizagem identificando as estratégias que favoreçam a assimilação de conteúdos genéticos, promovam a alfabetização científica e estimulem o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Fundamentando-se nos aportes teórico-metodológicos de autores como Sasseron e Carvalho (2011), Diniz, Barros e Jorge (2023) e Moran (2018), este estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática de literatura, selecionado artigos das bases de dados Scielo, Redalyc, Google Acadêmico e os Anais do CONEDU, considerando o recorte temporal entre os anos de 2016 a 2025. Ao total foram selecionados 30 trabalhos, organizados em categorias temáticas como jogos didáticos, abordagens contextuais e socioculturais, aulas práticas, sequências didáticas, recursos tecnológicos, modelos didáticos e mapas mentais. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias lúdicas, onde os alunos atuam de forma ativa na construção do conhecimento, são mecanismos que favorecem a assimilação de conteúdos como ciclo celular, leis de Mendel e hereditariedade, além de aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, o estudo aponta as fragilidades que podem ser problemáticas para a implementação das metodologias citadas, sendo elas a estrutura escolar e a formação docente. Conclui-se que a diversificação metodológica, aliada a uma práxis docente reflexiva e fundamentada, é essencial para superar os obstáculos do ensino tradicional e promover um ensino de Genética mais eficaz e significativo, ampliando assim, o conhecimento dos discentes na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11796_TB7975_15102025152805.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYAN CARLOS SARMENTO" "autor_nome_curto" => "RYAN CARLOS" "autor_email" => "ryancarlosjjk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }