Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7975
    "inscrito_id" => 11796
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA"
    "resumo" => "A prática do ensino é permeada por diversas mudanças que surgem com o passar dos anos, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a análise das novas propostas de ensino e a eficácia de cada uma torna-se essencial para facilitar a construção de uma educação completa. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica das metodologias de ensino de genética na Educação Básica, objetivando compreender quais práticas pedagógicas têm sido adotadas e avaliar a eficiência no processo de aprendizagem identificando as estratégias que favoreçam a assimilação de conteúdos genéticos, promovam a alfabetização científica e estimulem o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Fundamentando-se nos aportes teórico-metodológicos de autores como Sasseron e Carvalho (2011), Diniz, Barros e Jorge (2023) e Moran (2018), este estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática de literatura, selecionado artigos das bases de dados Scielo, Redalyc, Google Acadêmico e os Anais do CONEDU, considerando o recorte temporal entre os anos de 2016 a 2025. Ao total foram selecionados 30 trabalhos, organizados em categorias temáticas como jogos didáticos, abordagens contextuais e socioculturais, aulas práticas, sequências didáticas, recursos tecnológicos, modelos didáticos e mapas mentais. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias lúdicas, onde os alunos atuam de forma ativa na construção do conhecimento, são mecanismos que favorecem a assimilação de conteúdos como ciclo celular, leis de Mendel e hereditariedade, além de aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, o estudo aponta as fragilidades que podem ser problemáticas para a implementação das metodologias citadas, sendo elas a estrutura escolar e a formação docente. Conclui-se que a diversificação metodológica, aliada a uma práxis docente reflexiva e fundamentada, é essencial para superar os obstáculos do ensino tradicional e promover um ensino de Genética mais eficaz e significativo, ampliando assim, o conhecimento dos discentes na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11796_TB7975_15102025152805.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYAN CARLOS SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RYAN CARLOS"
    "autor_email" => "ryancarlosjjk@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128250
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7975
    "inscrito_id" => 11796
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA EFICÁCIA"
    "resumo" => "A prática do ensino é permeada por diversas mudanças que surgem com o passar dos anos, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a análise das novas propostas de ensino e a eficácia de cada uma torna-se essencial para facilitar a construção de uma educação completa. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica das metodologias de ensino de genética na Educação Básica, objetivando compreender quais práticas pedagógicas têm sido adotadas e avaliar a eficiência no processo de aprendizagem identificando as estratégias que favoreçam a assimilação de conteúdos genéticos, promovam a alfabetização científica e estimulem o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Fundamentando-se nos aportes teórico-metodológicos de autores como Sasseron e Carvalho (2011), Diniz, Barros e Jorge (2023) e Moran (2018), este estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática de literatura, selecionado artigos das bases de dados Scielo, Redalyc, Google Acadêmico e os Anais do CONEDU, considerando o recorte temporal entre os anos de 2016 a 2025. Ao total foram selecionados 30 trabalhos, organizados em categorias temáticas como jogos didáticos, abordagens contextuais e socioculturais, aulas práticas, sequências didáticas, recursos tecnológicos, modelos didáticos e mapas mentais. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias lúdicas, onde os alunos atuam de forma ativa na construção do conhecimento, são mecanismos que favorecem a assimilação de conteúdos como ciclo celular, leis de Mendel e hereditariedade, além de aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, o estudo aponta as fragilidades que podem ser problemáticas para a implementação das metodologias citadas, sendo elas a estrutura escolar e a formação docente. Conclui-se que a diversificação metodológica, aliada a uma práxis docente reflexiva e fundamentada, é essencial para superar os obstáculos do ensino tradicional e promover um ensino de Genética mais eficaz e significativo, ampliando assim, o conhecimento dos discentes na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11796_TB7975_15102025152805.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RYAN CARLOS SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RYAN CARLOS"
    "autor_email" => "ryancarlosjjk@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A prática do ensino é permeada por diversas mudanças que surgem com o passar dos anos, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a análise das novas propostas de ensino e a eficácia de cada uma torna-se essencial para facilitar a construção de uma educação completa. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica das metodologias de ensino de genética na Educação Básica, objetivando compreender quais práticas pedagógicas têm sido adotadas e avaliar a eficiência no processo de aprendizagem identificando as estratégias que favoreçam a assimilação de conteúdos genéticos, promovam a alfabetização científica e estimulem o pensamento crítico e investigativo dos alunos. Fundamentando-se nos aportes teórico-metodológicos de autores como Sasseron e Carvalho (2011), Diniz, Barros e Jorge (2023) e Moran (2018), este estudo foi conduzido por meio de uma revisão sistemática de literatura, selecionado artigos das bases de dados Scielo, Redalyc, Google Acadêmico e os Anais do CONEDU, considerando o recorte temporal entre os anos de 2016 a 2025. Ao total foram selecionados 30 trabalhos, organizados em categorias temáticas como jogos didáticos, abordagens contextuais e socioculturais, aulas práticas, sequências didáticas, recursos tecnológicos, modelos didáticos e mapas mentais. Os resultados revelaram que a utilização de metodologias lúdicas, onde os alunos atuam de forma ativa na construção do conhecimento, são mecanismos que favorecem a assimilação de conteúdos como ciclo celular, leis de Mendel e hereditariedade, além de aumentar o engajamento dos alunos. Além disso, o estudo aponta as fragilidades que podem ser problemáticas para a implementação das metodologias citadas, sendo elas a estrutura escolar e a formação docente. Conclui-se que a diversificação metodológica, aliada a uma práxis docente reflexiva e fundamentada, é essencial para superar os obstáculos do ensino tradicional e promover um ensino de Genética mais eficaz e significativo, ampliando assim, o conhecimento dos discentes na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.