Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA HERCULANO FLORÊNCIO DE BARROS COMO MATRIZ FORMADORA A PARTIR DE SEUS EGRESSOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da vivência escolar no campo na formação dos estudantes egressos da escola Herculano Florêncio de Barros, localizada no município de Sumé, Cariri da Paraíba. A concepção teórica adotada para realização do trabalho tem como referência os princípios da educação libertadora de inspiração freireana, bem como a teoria de Marlene Ribeiro e Roseli Caldart, para fazer tal análise, desenvolvemos nossa pesquisa de campo na antiga escola Herculano Florencio de Barros, que é mais uma escola do campo inativa no município. Deste modo, esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com estudantes egressos da referida escola do campo, procedimentos de coleta de dados e análises documentais. De acordo com a pesquisa realizada, os dados apresentam como resultado que os estudantes egressos da escola do campo tem esse espaço como uma local guardião de memórias afetivas da juventude, uma referência para a comunidade do campo, mas também o espaço onde os estudantes desenvolvem suas habilidades, conhecem um mundo de oportunidades que a educação do campo proporciona e permite assim, que ao longo dos anos reconheçam as potencialidades pessoais e do ambiente onde estão inseridos, valorizando assim, suas individualidades. Desse modo, os dados afirmam que no decorrer da vida letiva, os estudantes constroem autonomia de projetar seu futuro diante das suas afinidades com as áreas de interesse, influenciados de forma significativa pela escola nas escolhas profissionais.

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