ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128265 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7998 "inscrito_id" => 15402 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Tendo em vista que sistema brasileiro de educação nos anos iniciais, em que são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas por educandos na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes meios: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa e explicativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. O universo da pesquisa foram educandos de escola da rede municipal situada no município de Balsas-Maranhão; e como amostra, a turma do 3°ano no turno matutino dando ênfase à leitura e a escrita. Para tanto, os procedimentos para produção de dados foram obtidos no espaço escolar com todos os envolvido, através da aplicação de atividades. A fundamentação teórica importa para o fortalecimento da pesquisa com objetivo de fomentar duas discussões principais: acerca da aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento, com ênfase nas contribuições de autores renomados de atuação na área. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de aquisição da leitura e da escrita, precisa-se ter consciência de que há diferenças entre os dois termos, na “alfabetização”, referindo-se ao processo de aprender a ler e a escrever, e no “letramento”, refere-se a contextualização da escrita e da leitura para se comunicar e interagir socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15402_TB7998_14102025171716.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.santos88@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128265 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7998 "inscrito_id" => 15402 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Tendo em vista que sistema brasileiro de educação nos anos iniciais, em que são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas por educandos na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes meios: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa e explicativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. O universo da pesquisa foram educandos de escola da rede municipal situada no município de Balsas-Maranhão; e como amostra, a turma do 3°ano no turno matutino dando ênfase à leitura e a escrita. Para tanto, os procedimentos para produção de dados foram obtidos no espaço escolar com todos os envolvido, através da aplicação de atividades. A fundamentação teórica importa para o fortalecimento da pesquisa com objetivo de fomentar duas discussões principais: acerca da aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento, com ênfase nas contribuições de autores renomados de atuação na área. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de aquisição da leitura e da escrita, precisa-se ter consciência de que há diferenças entre os dois termos, na “alfabetização”, referindo-se ao processo de aprender a ler e a escrever, e no “letramento”, refere-se a contextualização da escrita e da leitura para se comunicar e interagir socialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15402_TB7998_14102025171716.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.santos88@prof.edu.ma.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }