Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7998
    "inscrito_id" => 15402
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Tendo em vista que sistema brasileiro de educação nos anos iniciais, em que são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas por educandos na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes meios: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa e explicativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. O universo da pesquisa foram educandos de escola da rede municipal situada no município de Balsas-Maranhão; e como amostra, a turma do 3°ano no turno matutino dando ênfase à leitura e a escrita. Para tanto, os procedimentos para produção de dados foram obtidos no espaço escolar com todos os envolvido, através da aplicação de atividades. A fundamentação teórica importa para o fortalecimento da pesquisa com objetivo de fomentar duas discussões principais: acerca da aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento, com ênfase nas contribuições de autores renomados de atuação na área. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de aquisição da leitura e da escrita, precisa-se ter consciência de que há diferenças entre os dois termos, na “alfabetização”, referindo-se ao processo de aprender a ler e a escrever, e no “letramento”, refere-se a contextualização da escrita e da leitura para se comunicar e interagir socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15402_TB7998_14102025171716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.santos88@prof.edu.ma.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128265
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7998
    "inscrito_id" => 15402
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OS PRINCIPAIS MEIOS PARA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "Tendo em vista que sistema brasileiro de educação nos anos iniciais, em que são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas por educandos na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes meios: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa e explicativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. O universo da pesquisa foram educandos de escola da rede municipal situada no município de Balsas-Maranhão; e como amostra, a turma do 3°ano no turno matutino dando ênfase à leitura e a escrita. Para tanto, os procedimentos para produção de dados foram obtidos no espaço escolar com todos os envolvido, através da aplicação de atividades. A fundamentação teórica importa para o fortalecimento da pesquisa com objetivo de fomentar duas discussões principais: acerca da aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento, com ênfase nas contribuições de autores renomados de atuação na área. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de aquisição da leitura e da escrita, precisa-se ter consciência de que há diferenças entre os dois termos, na “alfabetização”, referindo-se ao processo de aprender a ler e a escrever, e no “letramento”, refere-se a contextualização da escrita e da leitura para se comunicar e interagir socialmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15402_TB7998_14102025171716.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "ana.santos88@prof.edu.ma.gov.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Tendo em vista que sistema brasileiro de educação nos anos iniciais, em que são apresentadas algumas dificuldades enfrentadas por educandos na aquisição da leitura e escrita, para isso, elencam-se os seguintes meios: como têm ocorrido os processos de aquisição da leitura e escrita; as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. E tem como objetivo é a investigação acerca da alfabetização e letramento como principais meios para o desenvolvimento das competências em leitura e escrita, e esclarecendo esses processos de aquisição, e justificando-se em razão da necessidade de uma alfabetização desenvolvida em uma perspectiva de letramento na prática social. Metodologicamente, possui uma abordagem qualitativa e explicativa, bibliográfica e de pesquisa de campo. O universo da pesquisa foram educandos de escola da rede municipal situada no município de Balsas-Maranhão; e como amostra, a turma do 3°ano no turno matutino dando ênfase à leitura e a escrita. Para tanto, os procedimentos para produção de dados foram obtidos no espaço escolar com todos os envolvido, através da aplicação de atividades. A fundamentação teórica importa para o fortalecimento da pesquisa com objetivo de fomentar duas discussões principais: acerca da aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização e letramento, com ênfase nas contribuições de autores renomados de atuação na área. Neste sentido, pode-se afirmar que o processo de aquisição da leitura e da escrita, precisa-se ter consciência de que há diferenças entre os dois termos, na “alfabetização”, referindo-se ao processo de aprender a ler e a escrever, e no “letramento”, refere-se a contextualização da escrita e da leitura para se comunicar e interagir socialmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.