O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128269 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8006 "inscrito_id" => 4992 "titulo" => "O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS" "resumo" => "Ao compreender que, embora a escola seja um espaço que recebe um público diverso, nele o racismo ainda impera (Duarte, 2023), performando identidades e naturalizando opressões, propõe-se neste estudo relatar uma sequência didática a partir da obra “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas, e aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na cidade de Lagoa Salgada-RN. A proposta didática, além de almejar que os discentes tivessem um letramento literário crítico, também propunha a reflexão acerca dos efeitos sociais do racismo sobre as identidades de pessoas negras, expondo a relevância da construção de uma identidade que resiste e que afirma-se, mesmo diante de um contexto social opressor. Como aporte teórico, utilizou-se as considerações de Cosson (2014; 2011), concernente ao letramento literário, hooks (2019), Bueno (2020) e Hall (2016), no tocante a identidade de pessoas negras e a exposição do racismo como uma construção social. Ao final da ação, observou-se a relevância da utilização do texto literário como base para a discussão de questões sociais, como o rascimo, além da importância de tematizar as consequências do rascimo dentro do contexto educacional e a partir dele, tanto para o combate ao rascismo, mediante a conscientização de como este é estruturado, quanto para a consolidação de uma identidade forte e coesa com a própria raça, por parte daqueles que se identificam como sendo negros ou pardos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4992_TB8006_20102025190616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA JERÔNIMO DUARTE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA DUARTE" "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128269 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8006 "inscrito_id" => 4992 "titulo" => "O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS" "resumo" => "Ao compreender que, embora a escola seja um espaço que recebe um público diverso, nele o racismo ainda impera (Duarte, 2023), performando identidades e naturalizando opressões, propõe-se neste estudo relatar uma sequência didática a partir da obra “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas, e aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na cidade de Lagoa Salgada-RN. A proposta didática, além de almejar que os discentes tivessem um letramento literário crítico, também propunha a reflexão acerca dos efeitos sociais do racismo sobre as identidades de pessoas negras, expondo a relevância da construção de uma identidade que resiste e que afirma-se, mesmo diante de um contexto social opressor. Como aporte teórico, utilizou-se as considerações de Cosson (2014; 2011), concernente ao letramento literário, hooks (2019), Bueno (2020) e Hall (2016), no tocante a identidade de pessoas negras e a exposição do racismo como uma construção social. Ao final da ação, observou-se a relevância da utilização do texto literário como base para a discussão de questões sociais, como o rascimo, além da importância de tematizar as consequências do rascimo dentro do contexto educacional e a partir dele, tanto para o combate ao rascismo, mediante a conscientização de como este é estruturado, quanto para a consolidação de uma identidade forte e coesa com a própria raça, por parte daqueles que se identificam como sendo negros ou pardos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4992_TB8006_20102025190616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA JERÔNIMO DUARTE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA DUARTE" "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }