Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128269
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8006
    "inscrito_id" => 4992
    "titulo" => "O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS"
    "resumo" => "Ao compreender que, embora a escola seja um espaço que recebe um público diverso, nele o racismo ainda impera (Duarte, 2023), performando identidades e naturalizando opressões, propõe-se neste estudo relatar uma sequência didática a partir da obra “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas, e aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na cidade de Lagoa Salgada-RN. A proposta didática, além de almejar que os discentes tivessem um letramento literário crítico, também propunha a reflexão acerca dos efeitos sociais do racismo sobre as identidades de pessoas negras, expondo a relevância da construção de uma identidade que resiste e que afirma-se, mesmo diante de um contexto social opressor. Como aporte teórico, utilizou-se as considerações de Cosson (2014; 2011), concernente ao letramento literário, hooks (2019), Bueno (2020) e Hall (2016), no tocante a identidade de pessoas negras e a exposição do racismo como uma construção social. Ao final da ação, observou-se a relevância da utilização do texto literário como base para a discussão de questões sociais, como o rascimo, além da importância de tematizar as consequências do rascimo dentro do contexto educacional e a partir dele, tanto para o combate ao rascismo, mediante a conscientização de como este é estruturado, quanto para a consolidação de uma identidade forte e coesa com a própria raça, por parte daqueles que se identificam como sendo negros ou pardos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4992_TB8006_20102025190616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA JERÔNIMO DUARTE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA DUARTE"
    "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128269
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8006
    "inscrito_id" => 4992
    "titulo" => "O RACISMO E SEUS EFEITOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE PESSOAS NEGRAS: UMA ESTUDO A PARTIR DA OBRA “CARTAS PARA MINHA MÃE”, DE TERESA CÁRDENAS"
    "resumo" => "Ao compreender que, embora a escola seja um espaço que recebe um público diverso, nele o racismo ainda impera (Duarte, 2023), performando identidades e naturalizando opressões, propõe-se neste estudo relatar uma sequência didática a partir da obra “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas, e aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na cidade de Lagoa Salgada-RN. A proposta didática, além de almejar que os discentes tivessem um letramento literário crítico, também propunha a reflexão acerca dos efeitos sociais do racismo sobre as identidades de pessoas negras, expondo a relevância da construção de uma identidade que resiste e que afirma-se, mesmo diante de um contexto social opressor. Como aporte teórico, utilizou-se as considerações de Cosson (2014; 2011), concernente ao letramento literário, hooks (2019), Bueno (2020) e Hall (2016), no tocante a identidade de pessoas negras e a exposição do racismo como uma construção social. Ao final da ação, observou-se a relevância da utilização do texto literário como base para a discussão de questões sociais, como o rascimo, além da importância de tematizar as consequências do rascimo dentro do contexto educacional e a partir dele, tanto para o combate ao rascismo, mediante a conscientização de como este é estruturado, quanto para a consolidação de uma identidade forte e coesa com a própria raça, por parte daqueles que se identificam como sendo negros ou pardos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4992_TB8006_20102025190616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA JERÔNIMO DUARTE DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIOLA DUARTE"
    "autor_email" => "fabiolla-mf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao compreender que, embora a escola seja um espaço que recebe um público diverso, nele o racismo ainda impera (Duarte, 2023), performando identidades e naturalizando opressões, propõe-se neste estudo relatar uma sequência didática a partir da obra “Cartas para a minha mãe”, de Teresa Cárdenas, e aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na cidade de Lagoa Salgada-RN. A proposta didática, além de almejar que os discentes tivessem um letramento literário crítico, também propunha a reflexão acerca dos efeitos sociais do racismo sobre as identidades de pessoas negras, expondo a relevância da construção de uma identidade que resiste e que afirma-se, mesmo diante de um contexto social opressor. Como aporte teórico, utilizou-se as considerações de Cosson (2014; 2011), concernente ao letramento literário, hooks (2019), Bueno (2020) e Hall (2016), no tocante a identidade de pessoas negras e a exposição do racismo como uma construção social. Ao final da ação, observou-se a relevância da utilização do texto literário como base para a discussão de questões sociais, como o rascimo, além da importância de tematizar as consequências do rascimo dentro do contexto educacional e a partir dele, tanto para o combate ao rascismo, mediante a conscientização de como este é estruturado, quanto para a consolidação de uma identidade forte e coesa com a própria raça, por parte daqueles que se identificam como sendo negros ou pardos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.