Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORAS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO TRABALHO DOCENTE FEMININO NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128270
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8009
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "PROFESSORAS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO TRABALHO DOCENTE FEMININO NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo refletir acerca do trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, uma vez que, apesar das mulheres serem maioria dos docentes da Educação Básica, nesta última etapa é mais forte a presença de professores homens, bem como de gestores escolares. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, a partir da análise de artigos disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a pesquisa utilizaram-se os descritores “professoras” e “ensino médio”, foram encontrado 21 artigos no total, sendo analisados 5 após a aplicação dos critérios de exclusão. O suporte teórico para a discussão levou em consideração as reflexões de autores que exploram a presença feminina na Educação, bem como os desafios da profissão docente para as mulheres (Louro, 1997; Almeida, 1998; Monteiro; Altmann, 2021). Concluiu-se que ainda são bastante escassas as pesquisas que têm como foco o trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, mesmo sendo um campo de investigação com muitas possibilidades. Além disso, verificou-se que as professoras de Ensino Médio, apesar do baixo reconhecimento profissional e social, consideram ter aumentado o seu capital cultural através da profissão, bem como a renda. Em alguns casos, essa, passou a ultrapassar inclusive os ganhos de seus parceiros do sexo masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1031_TB8009_17102025111704.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertaksm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128270
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8009
    "inscrito_id" => 1031
    "titulo" => "PROFESSORAS NO ENSINO MÉDIO: REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DO TRABALHO DOCENTE FEMININO NA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo refletir acerca do trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, uma vez que, apesar das mulheres serem maioria dos docentes da Educação Básica, nesta última etapa é mais forte a presença de professores homens, bem como de gestores escolares. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, a partir da análise de artigos disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a pesquisa utilizaram-se os descritores “professoras” e “ensino médio”, foram encontrado 21 artigos no total, sendo analisados 5 após a aplicação dos critérios de exclusão. O suporte teórico para a discussão levou em consideração as reflexões de autores que exploram a presença feminina na Educação, bem como os desafios da profissão docente para as mulheres (Louro, 1997; Almeida, 1998; Monteiro; Altmann, 2021). Concluiu-se que ainda são bastante escassas as pesquisas que têm como foco o trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, mesmo sendo um campo de investigação com muitas possibilidades. Além disso, verificou-se que as professoras de Ensino Médio, apesar do baixo reconhecimento profissional e social, consideram ter aumentado o seu capital cultural através da profissão, bem como a renda. Em alguns casos, essa, passou a ultrapassar inclusive os ganhos de seus parceiros do sexo masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1031_TB8009_17102025111704.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertaksm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo refletir acerca do trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, uma vez que, apesar das mulheres serem maioria dos docentes da Educação Básica, nesta última etapa é mais forte a presença de professores homens, bem como de gestores escolares. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, a partir da análise de artigos disponíveis na base de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a pesquisa utilizaram-se os descritores “professoras” e “ensino médio”, foram encontrado 21 artigos no total, sendo analisados 5 após a aplicação dos critérios de exclusão. O suporte teórico para a discussão levou em consideração as reflexões de autores que exploram a presença feminina na Educação, bem como os desafios da profissão docente para as mulheres (Louro, 1997; Almeida, 1998; Monteiro; Altmann, 2021). Concluiu-se que ainda são bastante escassas as pesquisas que têm como foco o trabalho docente feminino na etapa do Ensino Médio, mesmo sendo um campo de investigação com muitas possibilidades. Além disso, verificou-se que as professoras de Ensino Médio, apesar do baixo reconhecimento profissional e social, consideram ter aumentado o seu capital cultural através da profissão, bem como a renda. Em alguns casos, essa, passou a ultrapassar inclusive os ganhos de seus parceiros do sexo masculino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.