Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM NOVA VIÇOSA-BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investigou a percepção de estudantes do Ensino Médio em Nova Viçosa-BA em relação à ausencia da oferta formal da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no município, analisando como essa lacuna impacta suas perspectivas de futuro, a formação profissional e sua inserção no mundo do trabalho. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa, analisou dados de um estudo realizado por uma instituição escolar que contou com a participação de 52 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A análise de conteúdo permitiu identificar categorias centrais como expectativas profissionais, motivações para continuar estudando e desafios enfrentados. Os resultados apontam que a maioria dos jovens pretendem cursar graduação ou um curso técnico, associando o acesso à educação com a possibilidade de mudança da realidade socioeconômica que vivenciam. 38,4% dos participantes apontaram como relevantes áreas de formação que dialogam com os arranjos produtivos locais notadamente pesca aquicultura, turismo e cultura. Destaca-se que 40,4% dos respondentes indicaram a área de TIC (tecnologias de informação e comunicação) como de interesse, ainda que este tema não seja identificado como de vocação regional. Os desafios citados incluem a ausência da oferta da EPT, falta de transporte gratuito para municípios vizinhos onde há oferta de cursos e necessidade de trabalhar para ajudar a família. Observou-se, também, a elevada disposição para migrar em busca de oportunidades, confirmando o fenômeno do êxodo juvenil que é motivado pela ausência de políticas públicas que garantam o acesso à formação profissional e inserção qualificada desses jovens no mundo trabalho. As contribuições do estudo reforçam a importância de políticas públicas que ampliam o acesso à EPT como estratégia de desenvolvimento regional sustentável, possibilitando a permanência dos jovens em seu território de identidade.

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