Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisou a evolução das políticas educacionais no Brasil, com foco nas mudanças introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O problema investigado foi como as alterações na LDB impactaram a qualidade da educação básica no Brasil. O objetivo geral foi analisar de forma crítica essas mudanças e avaliar seus efeitos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, baseando-se em fontes relevantes para a educação brasileira. Os resultados indicaram que a LDB promoveu avanços significativos, como a autonomia escolar, a valorização da formação contínua dos professores e a inclusão de tecnologias educacionais. No entanto, também foram encontrados desafios, como a desigualdade na implementação das políticas e a resistência a mudanças. A análise mostrou que, apesar das melhorias, há necessidade de um esforço contínuo para superar os obstáculos e garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. As considerações finais apontaram para a importância de estudos complementares para a compreensão dos impactos da LDB, especialmente em relação às desigualdades regionais e à inclusão de tecnologias educacionais.

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