Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FARMÁCIA NA ESCOLA: UM RELATO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os últimos anos tem sido marcados pelo consumo desenfreado de substâncias medicamentosas, essas quando utilizadas, armazenadas ou descartadas sem as devidas precauções podem trazer inúmeros prejuízos aos seres humanos, não humanos e ecossistemas (Gossenheimer et al., 2022). É dentro desse panorama social e de contínua propagação de informações inverídicas que a instituição escolar constitui-se como um veículo importantíssimo de formação confiável para seus discentes e por consequência da comunidade ao seu entorno, tendo como base a promoção de um diálogo acessível e fundamental para a saúde e bem estar (Nóvoa, 2022; Freire, 2016). Tendo isso em vista, o presente artigo tem como objetivo relatar a construção e a implementação de uma proposta pedagógica que tem por base a interdisciplinaridade entre o ensino de Ciências e os conhecimentos farmacêuticos a cerca do uso, conservação e descarte de substâncias medicamentosas, no qual o público alvo foram os discentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Foi possível perceber o desconhecimento dos discentes a cerca da temática e como os debates foram cruciais para a construção de um conhecimento em saúde acessível, além de reafirmar a importância de incluir essa temática no dia a dia das instituições de educação básica visando a formação integral do indivíduo.

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