JOGO AFRICANO BORBOLETA: CULTURA, INCLUSÃO E RESPIRAÇÃO NAS ATIVIDADES AQUÁTICAS DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO DE ARARI – MA
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A proposta teve como objetivos valorizar elementos da cultura africana, desenvolver o controle respiratório de forma lúdica, estimular o raciocínio estratégico e promover a socialização, respeitando as individualidades dos participantes. A atividade iniciou-se com uma roda de conversa sobre as raízes culturais africanas, contextualizando o jogo e suas regras. Em seguida, o jogo foi adaptado para a piscina: os participantes foram divididos em equipes e competiam pelo direito de movimentar as peças em um tabuleiro gigante, confeccionado com tatames EVA e peças feitas de garrafas PET recicladas. A equipe que permanecesse por mais tempo submersa durante o desafio respiratório ganhava a vez de jogar. A proposta baseia-se na perspectiva da Educação Física inclusiva e intercultural (SILVA, 2019), no entendimento do corpo como expressão da cultura (BRACHT, 2005) e nas ideias de Vygotsky (1991) sobre o papel da interação social e do lúdico no processo de aprendizagem. 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