Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PRETEXTOS E PRESSÕES: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho discute os desafios enfrentados para a promoção do letramento literário nas escolas públicas brasileiras, diante de um cenário em que o espaço reservado à literatura no currículo escolar é frequentemente limitado e instrumentalizado. Observa-se que, em muitas práticas pedagógicas, o texto literário tem sido reduzido a mero pretexto para o ensino da gramática normativa ou para o desenvolvimento de habilidades cobradas em avaliações externas de larga escala, como o SAEB e o SPAECE. Tal lógica enfraquece o potencial formativo e estético da literatura, afastando os estudantes da fruição, da reflexão crítica e da experiência estética que o texto literário pode proporcionar. A pesquisa, de cunho qualitativo, parte de uma abordagem teórico-metodológica ancorada nos estudos de Cosson (2006), que propõe uma sequência didática voltada ao letramento literário, e de Candido (2004), ao enfatizar o papel humanizador da literatura. O trabalho também dialoga com Zilberman (2009) e Colomer (2007), refletindo sobre a mediação da leitura literária no espaço escolar. Os dados foram coletados por meio da observação de práticas pedagógicas em turmas da EEM Vivina Monteiro, do município de Icó – CE e da análise de documentos institucionais. Os resultados evidenciam que o ensino da literatura ainda carece de um espaço legítimo e autônomo na escola, sendo necessário ressignificar seu lugar para que se cumpra sua função formadora, crítica e sensível.

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