ENTRE PRETEXTOS E PRESSÕES: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 17628 "titulo" => "ENTRE PRETEXTOS E PRESSÕES: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho discute os desafios enfrentados para a promoção do letramento literário nas escolas públicas brasileiras, diante de um cenário em que o espaço reservado à literatura no currículo escolar é frequentemente limitado e instrumentalizado. Observa-se que, em muitas práticas pedagógicas, o texto literário tem sido reduzido a mero pretexto para o ensino da gramática normativa ou para o desenvolvimento de habilidades cobradas em avaliações externas de larga escala, como o SAEB e o SPAECE. Tal lógica enfraquece o potencial formativo e estético da literatura, afastando os estudantes da fruição, da reflexão crítica e da experiência estética que o texto literário pode proporcionar. A pesquisa, de cunho qualitativo, parte de uma abordagem teórico-metodológica ancorada nos estudos de Cosson (2006), que propõe uma sequência didática voltada ao letramento literário, e de Candido (2004), ao enfatizar o papel humanizador da literatura. O trabalho também dialoga com Zilberman (2009) e Colomer (2007), refletindo sobre a mediação da leitura literária no espaço escolar. Os dados foram coletados por meio da observação de práticas pedagógicas em turmas da EEM Vivina Monteiro, do município de Icó – CE e da análise de documentos institucionais. Os resultados evidenciam que o ensino da literatura ainda carece de um espaço legítimo e autônomo na escola, sendo necessário ressignificar seu lugar para que se cumpra sua função formadora, crítica e sensível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17628_TB8054_16102025094606.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Talita" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128289 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8054 "inscrito_id" => 17628 "titulo" => "ENTRE PRETEXTOS E PRESSÕES: OS DESAFIOS DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho discute os desafios enfrentados para a promoção do letramento literário nas escolas públicas brasileiras, diante de um cenário em que o espaço reservado à literatura no currículo escolar é frequentemente limitado e instrumentalizado. Observa-se que, em muitas práticas pedagógicas, o texto literário tem sido reduzido a mero pretexto para o ensino da gramática normativa ou para o desenvolvimento de habilidades cobradas em avaliações externas de larga escala, como o SAEB e o SPAECE. Tal lógica enfraquece o potencial formativo e estético da literatura, afastando os estudantes da fruição, da reflexão crítica e da experiência estética que o texto literário pode proporcionar. A pesquisa, de cunho qualitativo, parte de uma abordagem teórico-metodológica ancorada nos estudos de Cosson (2006), que propõe uma sequência didática voltada ao letramento literário, e de Candido (2004), ao enfatizar o papel humanizador da literatura. O trabalho também dialoga com Zilberman (2009) e Colomer (2007), refletindo sobre a mediação da leitura literária no espaço escolar. Os dados foram coletados por meio da observação de práticas pedagógicas em turmas da EEM Vivina Monteiro, do município de Icó – CE e da análise de documentos institucionais. Os resultados evidenciam que o ensino da literatura ainda carece de um espaço legítimo e autônomo na escola, sendo necessário ressignificar seu lugar para que se cumpra sua função formadora, crítica e sensível." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17628_TB8054_16102025094606.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Talita" "autor_email" => "talita.silva@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }