Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUANDO O ACOLHIMENTO TRANSFORMA: UM ESTUDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no sistema educacional regular enfrenta desafios que vão além da infraestrutura física, esbarrando frequentemente em barreiras atitudinais presentes na comunidade escolar. Este estudo de caso investiga como o acolhimento e a implementação de práticas pedagógicas voltadas para a acessibilidade atitudinal podem promover uma inclusão efetiva, mesmo em contextos com limitações estruturais.Tem como objetivo geral analisar a participação da comunidade escolar no processo de inclusão de uma estudante com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede privada do município de Garanhuns-PE. Como objetivo específico, busca-se discutir como se deu o processo de inclusão e desenvolvimento da aluna após seu acolhimento pela comunidade escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos a observação participante, conversas informais e o registro de estratégias pedagógicas, além da descrição dos desafios enfrentados ao longo do processo. Os resultados indicam que, apesar da resistência inicial e da alegação de despreparo por parte de alguns profissionais, a adoção de um Planejamento Educacional Individualizado (PEI), a conscientização dos colegas de turma e a superação de crenças capacitistas pelos profissionais da escola possibilitaram avanços significativos no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da estudante. A pesquisa evidencia as dificuldades iniciais e descreve a evolução do processo de inclusão a partir da aplicação de estratégias pedagógicas e adaptações ambientais, concluindo que a superação das barreiras atitudinais é possível por meio de um trabalho humanizado e reflexivo, que assegura o direito à aprendizagem e à participação plena da pessoa com deficiência.

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