ENTRE NÚMEROS, FORMAS E CORES: UMA JORNADA PELO ESPAÇO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128293 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8071 "inscrito_id" => 17454 "titulo" => "ENTRE NÚMEROS, FORMAS E CORES: UMA JORNADA PELO ESPAÇO" "resumo" => "A Astronomia figura entre os campos do saber que mais despertam o interesse e a imaginação dos estudantes, favorecendo a compreensão de fenômenos naturais e fomentando o diálogo entre distintas áreas do conhecimento. Nesse sentido, constitui-se como temática privilegiada para iniciativas de divulgação científica com caráter interdisciplinar. Este trabalho relata o processo de concepção e realização da exposição interativa Entre números, formas e cores: uma jornada pelo espaço, ocorrida nos dias 7 e 8 de maio de 2025, na Escola Luiz Vaz de Camões. A exposição propôs uma abordagem integrada da Astronomia, articulando conhecimentos científicos, matemáticos e artísticos, fundamentando-se nos estudos de Fazenda (2011), Setliki e Teres (2006) e Hoskin (2003) sobre o potencial interdisciplinar da astronomia e os benefícios de vinculá-la a ações de popularização científica. A iniciativa contou com a participação ativa de estudantes-monitores, que produziram materiais pedagógicos — origamis, representações artísticas de cientistas e suas descobertas, modelos de foguetes, constelações e maquetes sobre o sistema solar e fenômenos naturais —, além de montarem e apresentarem a exposição. Esta incluiu também uma instalação de monóculos com fotografias de fenômenos astronômicos e jogos matemáticos. Os jogos foram utilizados na mediação com o público (moradores do entorno, estudantes da escola e de outras instituições), com o objetivo de promover experiências com geometria plana e espacial, além de atividades de raciocínio lógico-matemático, incentivando o protagonismo juvenil e o engajamento coletivo. No dia 9 de maio, a programação incluiu uma aula de campo ao planetário e o lançamento de foguetes confeccionados com materiais recicláveis — atividades que ampliaram o repertório dos participantes e fortaleceram os vínculos entre escola, ciência e comunidade. Os resultados indicam que ações educativas interdisciplinares potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, promovendo aprendizagens significativas e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17454_TB8071_19102025203023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CRISTINA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.1254723@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128293 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8071 "inscrito_id" => 17454 "titulo" => "ENTRE NÚMEROS, FORMAS E CORES: UMA JORNADA PELO ESPAÇO" "resumo" => "A Astronomia figura entre os campos do saber que mais despertam o interesse e a imaginação dos estudantes, favorecendo a compreensão de fenômenos naturais e fomentando o diálogo entre distintas áreas do conhecimento. Nesse sentido, constitui-se como temática privilegiada para iniciativas de divulgação científica com caráter interdisciplinar. Este trabalho relata o processo de concepção e realização da exposição interativa Entre números, formas e cores: uma jornada pelo espaço, ocorrida nos dias 7 e 8 de maio de 2025, na Escola Luiz Vaz de Camões. A exposição propôs uma abordagem integrada da Astronomia, articulando conhecimentos científicos, matemáticos e artísticos, fundamentando-se nos estudos de Fazenda (2011), Setliki e Teres (2006) e Hoskin (2003) sobre o potencial interdisciplinar da astronomia e os benefícios de vinculá-la a ações de popularização científica. A iniciativa contou com a participação ativa de estudantes-monitores, que produziram materiais pedagógicos — origamis, representações artísticas de cientistas e suas descobertas, modelos de foguetes, constelações e maquetes sobre o sistema solar e fenômenos naturais —, além de montarem e apresentarem a exposição. Esta incluiu também uma instalação de monóculos com fotografias de fenômenos astronômicos e jogos matemáticos. Os jogos foram utilizados na mediação com o público (moradores do entorno, estudantes da escola e de outras instituições), com o objetivo de promover experiências com geometria plana e espacial, além de atividades de raciocínio lógico-matemático, incentivando o protagonismo juvenil e o engajamento coletivo. No dia 9 de maio, a programação incluiu uma aula de campo ao planetário e o lançamento de foguetes confeccionados com materiais recicláveis — atividades que ampliaram o repertório dos participantes e fortaleceram os vínculos entre escola, ciência e comunidade. Os resultados indicam que ações educativas interdisciplinares potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, promovendo aprendizagens significativas e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17454_TB8071_19102025203023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CRISTINA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.1254723@prof.educ.rec.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }